O ator Reynaldo Gianecchini, de 51 anos, viralizou nas redes após fazer uma performance de 'Vogue'. Entretanto, a maneira como o ator performou não foi bem recebido por todos. A bailarina Makayla Sabino, que já trabalhou com cantoras como Iza e Anitta, mostrou sua indignação nas redes sociais.
Para Makayla, ela vê problemas na performance de Gianecchini, na profissional que ensinou a dança e os colegas dançarinos que elogiaram o vídeo. No Instagram, a artista afirma que a coreografia demonstrava uma falta de compreensão da cultura ballroom, base de inspiração da peça e que é feita, majoritariamente, por pessoas trans e negras.
"Fico chocada em ver a galera do mundo da dança incentivando algo que está errado. Não está errado ele querer aprender e estudar, mas está errado a forma como aconteceu. A pessoa que deu aula para ele ou montou aquela sequência não sabe absolutamente nada da cultura ballroom", destaca Makayla.
Ela continua afirmando que o Vogue foi apropriado por Madonna, e ressalta que uma pessoa cis e brancas não conseguem transmitir a autenticidade desses movimentos. "É muito ruim ver isso sendo compartilhado como forma positiva", afirma Makayla.
Ela questiona como que uma pessoa branca e elitizada poderia ensinar uma dança em que suas raízes estão ligadas às experiências trans, preta e latina. "As pessoas estão se apropriando do que é nosso e não estão pagando. O Vogue é sobre o nosso dinheiro, a nossa vida, a nossa história. Aí chega uma pessoa branca para fazer uma coisa dessa."
Makayla faz um adendo afirmando que não possui problemas com Reynaldo Gianecchini em si. "Porque ele, talvez, está ali num momento de trabalho dele. Aí vocês falam porque bailarino não é valorizado. Parem de apoiar o que é errado. Parem de se apropriar do que não é de vocês", fazendo referência a escolha da profissional que está ensinando o ator.
O ator de 51 anos estreia nesta sexta-feira (7) o musical "Priscilla, Rainha do Deserto", em que faz o papel de Mitzi/Tick.