O filme é dirigido por Leandro Goddinho
Sinny Assessoria e Comunicação
O filme é dirigido por Leandro Goddinho

Qual o poder da influência de um criador de conteúdo? E em período de calamidade mundial, em que as pessoas são forçadas a ficarem em casa, com um aumento vertiginoso de tempo de tela? Essas são algumas das perguntas que serão abordadas no documentário "Telas", produção de Leandro Goddinho que estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro no dia 6 de junho.

O filme acompanha um grupo de nove influenciadores digitais que usaram as redes sociais para que as suas vozes fossem ouvidas. O objetivo de Leandro é responder à pergunta: "será possível transformar o mundo através
das telas de nossos celulares e computadores?"

O documentário surgiu como uma maneira de expandir o projeto em curta-metragem de Leandro, chamado “Positive Youtubers – A Machinima Documentary”, que investiga como pessoas que vivem com HIV fazem ativismo digital através das redes sociais no Brasil."

A produção optou por trazer influenciadores digitais brasileiros que usam as mídias sociais para promover o ativismo em temas como a representação racial, questões LGBTQIA+, feminismo e política. Dessa forma, trabalham assuntos tidos como tabus de maneira leve e desconstruída, compartilhando o cotidiano e criando uma comunidade com os seguidores.

Os temas também devem perpassar pela pandemia da Covid-19 e a maneira como ela atinge a produção dos conteúdos. O produtor do filme Fernando Sapelli afirma que "Telas" passou por um processo de pesquisa que começou em 2020 e durou dois anos, seguindo os protocolos de segurança vigente.

"Conseguimos gravar tudo sem precisar deslocar ninguém das suas cidades, e com o apoio de equipes locais que levavam o equipamento até a casa das personagens. Foi um grande desafio e aprendizado, e a produção também serve como um registro antropológico desse momento único” , comenta Sapelli.

Dentre as personas retratadas estão: Aline Maccari, Gabriel Comicholi, Livia La Gatto, Lorelay Fox, Maíra Medeiros, Marcos Oli, Thamirys Borsan, Valter Rege e Victor Di Marco. 

O diretor afirma: "“O fenômeno dos influenciadores digitais transcende a mera promoção de produtos; eles se tornaram os narradores e curadores de nossa era digital. Ao criar conteúdo de relevância social, eles não apenas oferecem entretenimento, mas também abordam questões importantes que moldam nossa sociedade. Seja desafiando tabus ou explorando novas formas de expressão, esses criadores de conteúdo estabelecem conexões autênticas com um público jovem ávido por autenticidade e inovação”.

Leandor continua: "Telas surge como um retrato revelador desse momento histórico, captando não apenas as mudanças em nossa forma de consumir conteúdo, mas também as complexidades do novo mundo digital em que vivemos. É um convite para refletir sobre as possibilidades e desafios desse universo em constante evolução".

O documentário já foi exibido em alguns circuitos de festivais audiovisuais, sendo alguns deles a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o  31º Festival Mix Brasil.

Veja o trailer


Acompanhe o iG Queer também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!