O Carnaval 2024 contempla a comunidade LGBTQIAPN+
do Rio de Janeiro
com uma variedade de blocos, desde os mais tradicionais até os que desfilam há pouco tempo, mas que já garantem a diversão dos foliões.
O iG Queer separou uma lista com alguns dos blocos de rua focados à comunidade LGBT+ do Rio com datas a partir de 3 de fevereiro, no período chamado de "pré-Carnaval". Lembrando que todos os horários podem sofrer alterações até a data marcada. Confira!
Divinas Tretas
O "Divinas Tretas" é derivado do primeiro bloco de rua LGBTQIAPN+ do Rio, e já se tornou figurinha carimbada no Carnaval carioca. Nas festas de 2024, as divinas estarão no Aterro do Flamengo, no domingo, 11 de fevereiro, a partir das 8h e no Auê Festival, que acontece no dia 13.
SERVIÇO
Desfile
Data:
Domingo, 11 de fevereiro
Onde:
Campo de Terra Batida do Aterro do Flamengo, Praia do Flamengo, 340
Horário:
A partir das 8h
Auê Festival
Data:
Terça-feira, dia 13 de fevereiro
Onde:
NAU Cidades - Av. Prof. Pereira Reis, 36 - Santo Cristo
Horário:
A partir das 15h
Enxota Que Eu Vou
O bloco "Enxota Que Eu Vou" foi criado em 2010 em uma reunião na Pedra do Sal, berço do samba do Rio de Janeiro, localizada na Gamboa. Por isso, em seu desfile de rua o bloco tem a proposta de resgatar a cultura e preservar o samba raiz, enquanto um ambiente seguro para a comunidade LGBT+.
O Enxota desfila na terça-feira, dia 13 de fevereiro, a partir de 16h, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.
SERVIÇO
Data:
Terça-feira, dia 13 de fevereiro
Onde:
Praça Tiradentes, Centro
Horário:
A partir de 16h
Banda das Quengas
A "Banda das Quengas" foi fundada em 1990 e é um bloco LGBTQIAPN+ que desfila pelas famosas ruas da Lapa. O bloco surgiu sob o comando de Juares Moraes e Tbengston Martins e teve inspiração na personagem da atriz Joana Fomm, Perpétua, da novela "Tieta" (TV Globo), cujo bordão era “quenga”. O bloco desfila na terça-feira de Carnaval, a partir de 16h, na rua Washington Luís.
SERVIÇO
Data:
Terça-feira, dia 13 de fevereiro
Onde:
Rua Washington Luís, 10, Lapa
Horário:
A partir de 16h
Fogo e Paixão
Inspirado nos ritmos bregas de Wando, Reginaldo Rossi e Sidney Magal, o "Fogo e Paixão" surge como um dos blocos mais calorosos do Rio de Janeiro. O bloco já expandiu seus territórios para outros Carnavais e hoje é uma referência da festa carioca.
O bloco desfila no domingo, dia 4 de fevereiro, em festa de pré-carnaval, no Largo São Francisco de Paula, a partir de 8h. O desfile de Carnaval ainda não foi oficialmente anunciado.
SERVIÇO
Data:
Domingo, dia 4 de fevereiro
Onde:
Largo São Francisco de Paula, Centro
Horário:
A partir de 8h
Amigos da Onça
O grupo com seu estilo cômico performático se apresenta não só como bloco mas também no formato banda, trazendo em seu repertório, além de composições autorais, uma mistura de ritmos – que passa pelo pop, groove, salsa, rock, reggae, samba, funk, carimbó, maracatu, bumba-meu-boi, ijexá, baião , pagode baiano e pagodes dos anos 90.
Além dos hits, o "Amigos da Onça" também apresenta suas hilárias composições autorais, que são o ápice do seu show. O desfile acontece dia 10 de fevereiro, sábado, a partir de 7h, no Calçadão da praia do Flamengo.
SERVIÇO
Data:
Sábado, dia 10 de fevereiro
Onde:
Calçadão da Praia do Flamengo, 3, Flamengo
Horário:
A partir das 7h
Carnatrans
O "Carnatrans" é o primeiro bloco trans do Rio de Janeiro, fundado por Cristian Lins. O desfile esse ano acontece no Parque de Madureira, na quarta-feira de cinzas, dia 14, a partir de 16h.
SERVIÇO
Data:
Quarta-feira, dia 14 de fevereiro
Onde:
Parque de Madureira, Madureira
Horário:
A partir de 16h
TriboQ
A "TriboQ" surgiu do movimento iniciado pelo "Candybloco" em 2017 e se coloca como uma celebração da cultura LGBTQIAP+ e de todas as pessoas que compõem a diversidade da comunidade queer. No repertório, além das músicas autorais, a TriboQ passeia pelas divas e músicas que fazem parte da trilha sonora do Orgulho.
Neste ano, o desfile acontece na quarta-feira de cinzas, no dia 14, a partir de 7h da manhã, na Avenida Barão de Tefé, no bairro da Saúde.
SERVIÇO
Data:
Quarta-feira, dia 14 de fevereiro
Onde:
Avenida Barão de Tefé, 29, Saúde
Horário:
A partir de 7h
Bloco das Carmelitas
O "Bloco das Carmelitas" existe para homenagear Laurinda Santos Lobo, famosa socialite da belle-époque carioca, e é um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Esse ano, há diversos ensaios e desfiles marcados, para quem é fã da folia do bloco.
SERVIÇO
Ensaio
Data:
Sábado, 3 de fevereiro
Onde:
Praça Tiradentes, Centro
Horário:
A partir de 18h
Pré-Carnaval
Data:
Sexta-feira, 9 de fevereiro
Onde:
Esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, Santa Teresa
Horário:
A partir de 13h
Carnaval
Data:
Terça-feira, 13 de fevereiro
Onde:
Largo do Curvelo, Santa Teresa
Horário:
A partir de 8h
Sereias de Guanabara
O bloco "Sereias da Guanabara" foi criado em 2017 e se tornou um reduto de segurança e orgulho para o público LGBT+ do Rio de Janeiro. Ele desfila na terça-feira, dia 13, a partir de 15h, na Praia do Flamengo.
SERVIÇO
Data:
Terça-feira, dia 13 de fevereiro
Onde:
Praia do Flamengo, 340, Flamengo
Horário:
A partir de 15h
Bloco Cordão da Bola Preta
O "Cordão da Bola Preta" é um bloco centenário, super tradicional do Rio de Janeiro, mas que soube se renovar e oferece espaço para o acolhimento da comunidade queer.
Eles abrem o Carnaval, no sábado, dia 10, no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Data:
Sábado, 10 de fevereiro
Onde:
Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Horário:
A partir de 8h
Acompanhe o iG Queer também nas redes sociais: Instagram
, X (Twitter)
e Facebook
.