“Estaremos aqui até que o HIV não esteja mais!” - Conheça mais sobre o Programa ParticipatHIVos!

O HIV: o que é e como é transmitido

.
Divulgação / GSK
.

O HIV (sigla em inglês para Human Immunodeficiency Virus, ou Vírus da Imunodeficiência Humana em português) é um vírus que ataca o sistema imunológico, deixando o organismo sem defesa contra outras infecções (1). Compreender a sua forma de transmissão é fundamental para combater não apenas a sua disseminação, mas também o preconceito contra as pessoas que vivem com HIV/Aids (PHVA). Entenda mais na tabela sobre os tipos de transmissão a seguir (2):

.
Divulgação / GSK
.

HIV e AIDS: um abismo de diferença

Uma vez transmitido, a pessoa passa a viver com o vírus em seu organismo - mas isso não quer dizer que ela tem AIDS!

Se não detectado e tratado, à medida que o HIV se replica, ele gradualmente enfraquece o sistema imunológico do indivíduo, tornando-o mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças oportunistas. Quando esse processo avança, a pessoa pode entrar no estágio da AIDS (que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). No entanto, com o tratamento adequado e acompanhamento médico em dia, pessoas que vivem com o HIV podem alcançar uma carga viral tão baixa que se torna indetectável, o que significa que não transmitem o HIV por via sexual para as outras pessoas. Esse é o conceito de  Indetectável = Intransmissível ou [i=i] (3), ou seja, pessoas com a carga viral indetectável têm zero risco de transmissão do HIV.

Prevenção: Mandala da Prevenção Combinada

O método de prevenção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) mais reconhecido é o preservativo (camisinha). Quando utilizado corretamente, diminui consideravelmente as chances do contato com o vírus (4). A Mandala da Prevenção Combinada consiste em um conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo HIV. A Prevenção Combinada é uma estratégia que utiliza diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) baseada nos direitos humanos e nas evidências disponíveis. Essa forma de prevenção pode ser usada para oferecer um cardápio de opções que melhor se adequam ao momento de vida e preferências pessoais de cada pessoa para a prevenção do HIV (5).

.
Divulgação / GSK
.

Existe vida após o positivo!

Conheça a série “Deu Positivo” - histórias reais de pessoas que vivem com o HIV! 

Ainda que possa ser desafiador receber a informação da descoberta da infecção pelo HIV, é possível manter-se saudável e produtivo após a notícia. É importante lembrar que viver com o HIV não é uma sentença de morte e os avanços no acompanhamento associados ao uso correto da terapia antirretroviral (TARV) permitem que as pessoas apresentem melhoria na qualidade de vida e maior longevidade (6).

Para passar por esse momento com maior tranquilidade, considere:

• Procurar auxílio médico para início do tratamento contra o HIV o mais breve possível. A terapia antirretroviral  ajuda a controlar o vírus, fortalece o sistema imunológico e pode impedir a progressão para a AIDS. E um ponto importante: o Brasil oferece terapia antirretroviral gratuitamente para todas as pessoas que necessitam, pelo SUS, desde 1996. (7). Utilizando os medicamentos conforme prescrito, a carga viral se manterá baixa, protegendo sua saúde e reduzindo o risco de transmissão.

• Procure apoio social e emocional. Caso sinta-se confortável, compartilhe seu diagnóstico com amigos e familiares de confiança para obter apoio. Outro passo é encontrar grupos de discussões e pesquisas próximos a você, que possam servir de rede de apoio. Aconselhamento ou terapia também pode ser útil para lidar com o impacto emocional. (8)

• Eduque-se sobre o HIV para tomar decisões informadas e defenda seus direitos. (9)

• Não se esqueça que relacionamentos íntimos são possíveis após o diagnóstico. O diálogo deve ser estimulado, bem como o uso das medidas de prevenção contidas na Mandala (10).

Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-HVX-JRNA-230001 – Outubro/2023


Referências:

1. UNAIDS. Informações básicas . Disponível em: < https://unaids.org.br/informacoes-basicas />. Acesso em: 09 out 2023.

2. Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. HIV/Aids . Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/HIVAids >. Acesso em: 09 out 2023.

3. Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP. NOTA INFORMATIVA Nº 02/2017/CRT-PE-DST/AIDS/SES-SP . Disponível em: < http://saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/homepage/acesso-rapido/indetectavel-intransmissivel >. Acesso em: 09 out 2023.

4. Ministério da Saúde. Camisinha é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis . Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/camisinha-e-o-metodo-mais-eficaz-para-protecao-contra-o-hiv-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis >. Acesso em: 09 out 2023.

5 .UNAIDS. Prevenção Combinada . Disponível em: < https://unaids.org.br/prevencao-combinada />. Acesso em: 09 out 2023.

6. Agência de Notícia da AIDS. A desão ao tratamento antirretroviral é fundamental na qualidade de vida de quem vive com HIV; infectologista alerta para os riscos de interrupção . Disponível em: < https://agenciaaids.com.br/noticia/adesao-ao-tratamento-antirretroviral-e-fundamental-na-qualidade-de-vida-de-quem-vive-com-hiv-infectologista-alerta-para-os-riscos-de-interrupcao/ >. Acesso em: 09 out 2023.

7. ONU News. Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids. Disponível em: < https://news.un.org/pt/story/2023/07/1817422 >. Acesso em: 09 out 2023.

8. Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado de Goiás. A importância do apoio psicológico para quem vive com HIV . Disponível em: < https://saude.go.gov.br/noticias/2766-a-importancia-do-apoio-psicologico-para-quem-vive-com-hiv >. Acesso em: 09 out 2023.

9. UNAIDS. Legislação Brasileira e HIV . Disponível em: < https://unaids.org.br/legislacao-e-hiv/ >. Acesso em: 09 out 2023.

10. Participathivos. Sou participatHIVo: João Netto fala sobre o amor em tempos de sorologias positivas .  Disponível em: < https://www.participathivosgsk.com.br/Materia/Sou-participatHIVo-Joao-Netto-fala-sobre-o-amor-em-tempos-de-sorologias-positivas >. Acesso em: 09 out 2023.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!