Barbie: por que Allan, o amigo do Ken, se tornou um ícone queer?

Em um mundo de Barbies e Kens, algumas pessoas são Allans

Quando os pôsteres dos personagens de "Barbie", longa dirigido por Greta Gerwig, saíram, todos ficaram encantados em saber quem seriam as Barbies e os Kens no filme, mas também foi possível descobrir que alguns atores interpretariam outros personagens, incluindo Michael Cera, no papel de Allan, boneco até então pouco conhecido.

Divulgação

Quem é o Allan?

De acordo com a embalagem original do brinquedo, Allan é o “amigo” de Ken que consegue usar todas as roupas do namorado da Barbie. Ele surgiu em 1964, cinco anos após Barbie, mas não foi tão longevo como a boneca mais famosa do mundo. A comercialização do amigo de Ken durou apenas dois anos.

Reprodução/Twitter 28.07.2023

Como Allan se tornou um ícone queer?

No mundo dos bonecos, tanto Ken como Allan ganharam vida sem roupas, e usavam um as vestimentas do outro. Com todo o questionamento sobre a sexualidade de Ken, muitos começaram a pensar que Allan talvez fosse mais do que um amigo para o par de Barbie.

Reprodução/Pinterest

Michael Cera interpretou Allan no longa lançado em julho de 2023, como um boneco ansioso e deslocado, características que muitos LGBTs conseguem se relacionar

Divulgação

Allan não performa a expectativa de gênero

Allan não se encaixa no mundo que habita que está baseado no binarismo de gênero. Ele é diferente de todos os outros Kens, tanto que foi anunciado como "há apenas um único Allan", em uma espécie de jornada solitária. Outro ponto que pessoas LGBTs conseguem se identificar.

Divulgação

Margot Robbie responde teoria sobre Ken ser gay

Em uma entrevista de promoção ao filme, Marggot Robbie, a principal Barbie, foi questionada sobre a sexualidade de Ken, que por anos foi chamado de "gay", de forma pejorativa.

Reprodução/Instagram

"Eles são bonecos, então não têm orientações sexuais, porque não têm órgãos reprodutivos", justificou ela na entrevista, informando assim que Ken não é gay

Saiba mais no link abaixo!

WARNER BROS

"Filme é uma celebração queer"

Simu Liu e Issa Rae, que também estão no elenco de "Barbie", expressaram a relação do filme com a comunidade LGBT+. "É uma celebração da comunidade queer, sua pureza e seu espírito”. Saiba mais no link abaixo!

Divulgação

Quer saber mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Acesse o site no link abaixo.

Veja mais Top Stories