O dia em que a Barbie apoiou o casamento gay

Chegou o grande dia!

Um dos filmes mais aguardados do ano, "Barbie", finalmente chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20), e as expectativas são altas!

Reprodução%3A Flipar

Longa promete crítica social

"Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade", é o que diz a sinopse do longa que promete ser mais reflexivo do que parece.

Divulgação

Ícone queer

Apesar da crítica social que se propõe, muitas pessoas querem assistir ao filme por serem fãs da boneca e seu mundo cor-de-rosa há anos, e isso inclui muitos LGBTs. No passado, Barbie, inclusive, já expressou seu apoio à comunidade e ao casamento gay. Entenda essa história a seguir!

Reprodução / Freepik

Love Wins

Em 2017, o perfil no Instagram dedicado à moda da Barbie (@barbiestyle) publicou uma foto de Barbie com outra boneca, inspirada na influenciadora Aimee Song. Ambas usavam uma camiseta de apoio à comunidade queer escrita "Love Wins" (Amor vence), slogan utilizado em apoio ao casamento gay nos EUA. O design das roupas foi desenhado por Song.

Reprodução/Instagram 19.07.2023

Lucros da camiseta se destinaram a instituições beneficentes

"Orgulho de vestir esta camisa 'Love Wins' com a Aimee Song! Você sabia que as camisetas exclusivas [da influenciadora] beneficiam diferentes causas e organizações sem fins lucrativos? Uma iniciativa tão inspiradora e alguns dias fabulosos que passei com Aimee, ela é uma boneca!", diz o texto da postagem.

Reprodução/Instagram 19.07.2023

Essa não foi a única vez que Barbie demonstrou apoio

Em 2022, a atriz e ativista trans Laverne Cox ganhou uma versão de Barbie para chamar de sua em comemoração ao aniversário de 50 anos da artista, em 29 de maio. Aquela foi a primeira vez que uma personalidade trans ganhou uma versão da boneca, que fez parte da linha Tribute Collection Barbie. Saiba mais no link!

Divulgação

Ken é gay?

Marggot Robbie e Ryan Gosling, os protagonistas de "Barbie", têm rodado o mundo para promover o filme. Em uma entrevista recente à Attitude, Marggot foi questionada sobre a sexualidade de Ken, que por anos foi chamado de "gay", de forma pejorativa, devido ao seu estilo rosa e menos heteronormativo.

Reprodução/Instagram/velvetcoke

A intérprete de Barbie afirmou que não há personagens LGBTs no longa

"Eles são bonecos, então não têm orientações sexuais, porque não têm órgãos reprodutivos", justificou ela na entrevista, informando assim que Ken não é gay. Veja mais no link abaixo.

WARNER BROS

Por mais que não haverá uma representação LGBT+ na ficção, parte do elenco está cumprindo este papel

Os atores Scott Evans, um homem cis gay, e Hari Nef, atriz trans, estão no elenco de "Barbie" trazendo representatividade para o longa. Na entrevista à Attitude, Margot afirmou que a representação LGBT+ no live action se concentrou mais na “energia que eles [os atores queer] traziam para o filme, em vez de, tipo, tentar marcar 'caixas específicas'”.

Divulgação/Warner

"Filme é uma celebração queer"

Simu Liu e Issa Rae, que também estão no elenco de "Barbie", expressaram a relação do filme com a comunidade LGBT+. "É uma celebração da comunidade queer, sua pureza e seu espírito”, afirmou Liu na entrevista à Attitude.

WARNER BROS

Issa acrescentou que o longa “é uma oportunidade para celebrar, o que eles podem ter evitado celebrar no passado”, se referindo especialmente a homens gays que na infância queriam brincar com Barbies, mas não eram permitidos

Saiba mais no link abaixo!

WARNER BROS

Quer saber mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Acesse o site no link abaixo.

Veja mais Top Stories