10 artistas e músicas mais adicionadas em playlists LGBT+ no Spotify

A Parada LGBTQIAP+ em São Paulo, que ocorreu no último dia 11, movimentou o Spotify e seus usuários

As buscas pelo termo "LGBTQIAP+" cresceram 70% em relação ao ano anterior no Spotify no Brasil, segundo a plataforma. Já a criação de playlists com o termo no título por usuários brasileiros aumentou 23% no período de janeiro a junho deste ano.

Rafael Nascimento/iG

Os maiores criadores de playlists são da geração Z (18 a 24 anos) dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná

Pexels

Confira outras curiosidades das playlists queer criadas por usuários no Spotify no Brasil

Gênero pop e suas variações dominam as seleções das músicas; Lady Gaga, Katy Perry e Madonna estão no top 5 de músicas e de artistas mais adicionadas. Já Pabllo Vittar, Gloria Groove e Anitta são as artistas brasileiras mais adicionadas.

Reprodução/Instagram 20.02.2023

A plataforma separou os 10 artistas e as 10 músicas mais adicionadas em playlists LGBT+ de usuários brasileiros. Confira a seguir

Pexels

Top 10 artistas mais adicionados em playlists criadas por usuários com "LGBTQIAP+" nos títulos no Spotify no Brasil

Pexels

10. Demi Lovato

A cantora esteve no Brasil na última edição do Rock in Rio. Ela se identifica como pessoa não-binária, mas não vê problemas em ser tratada com os pronomes femininos.

Instagram/%40ddlovato

9. Rihanna

Ícone fashion e da comunidade queer, a cantora Rihanna está em uma longa pausa em sua carreira musical, mas suas músicas ainda fazem muito sucesso!

Reprodução%3A Flipar

8. Britney Spears

A eterna princesa do pop é amada pela comunidade LGBT+ desde que lançou seu primeiro single, o hit "...Baby One More Time", em 1998.

Reprodução

7. Anitta

A maior diva do pop brasileiro, Anitta, já se declarou uma pessoa LGBT+ e sempre apoiou a causa queer. Ela já criticou, inclusive, religiões que não acolhem devotos da comunidade. Saiba mais no link abaixo.

Reprodução/instagram 20.09.2022

6. Ariana Grande

Ariana Grande é mais uma diva pop super amada pelos fãs LGBTs brasileiros. A cantora norte-americana tem um irmão gay, Frankie Grande, a quem sempre demostrou apoio publicamente.

Instagram/Reprodução

5. Madonna

Madonna, a rainha do pop, dispensa apresentações. Ela é considerada um dos maiores (se não o maior) ícone queer da música pop de todos os tempos.

Reprodução/Instagram %40madonna 07.10.2022

4. Gloria Groove

Temos a primeira drag queen da lista! Gloria Groove é, inclusive, a drag mais ouvida do Spotify. Confira o top 10 no link abaixo.

Divulgação

3. Katy Perry

A eterna "California Girl", Katy Perry, aparece no top três da lista. A cantora já enalteceu a comunidade queer por diversas vezes. "Eu não estaria aqui sem o apoio deles", disse ela em uma entrevista em abril deste ano. Saiba mais no link abaixo.

Reprodução/Instagram 17.04.2023

2. Pabllo Vittar

Em segundo lugar temos a drag queen mais seguida do Instagram, Pabllo Vittar. Em 2017 ela nocauteou a todos com o hit "K.O." e desde então vem encantando o mundo com sua arte e representatividade para a comunidade LGBT+.

1. Lady Gaga

Em primeiro lugar está ela, a Mother Monster, Lady Gaga. Depois de Madonna, ela é considerada por muitos fãs LGBT+ a maior diva pop para a comunidade queer. São diversas as referências ao público LGBT+ na carreira da cantora, que já dura 15 anos, desde o lançamento de "Just Dance", seu primeiro single.

Reprodução/Instagram %40ladygaga 09.08.2022

Top 10 músicas mais adicionadas em playlists criadas por usuários com 'LGBTQIAP+' nos títulos no Spotify no Brasil

Daniel James/Unsplash

10. "Coisa Boa" - Gloria Groove

"Coisa Boa", de Gloria Groove, foi lançada em 2019 e foi a primeira aposta da cantora em uma música com batidas de funk. Até hoje é um dos maiores hits da drag queen.

9. "Bumbum de Ouro" - Gloria Groove

Gloria aparece também na nona posição do ranking com o hit "Bumbum de Ouro", lançado em 2017. Este é considerado por muitos a primeira música de sucesso da cantora.

8. K.O. - Pabllo Vittar

Em oitavo lugar temos mais uma drag queen brasileira, Pabllo Vittar, com seu primeiro grande hit "K.O.", do álbum "Vai Passar Mal".

7. "I'm Coming Out" - Diana Ross

"I'm Coming Out", da grande diva Diana Ross, foi lançado em 1980 e é considerado um dos maiores hinos do orgulho LGBT+. A expressão "coming out" é utilizada em inglês para se referir quando uma pessoa "sai do armário", ou seja, quando ela fala abertamente sobre sua sexualidade queer.

6. "Sissy That Walk" - RuPaul

RuPaul lançou o hit "Sissy That Walk" na sexta temporada de "RuPaul's Drag Race", esta que é considerada a edição que fez a competição de drag queens ter a popularidade que alcançou anos depois. Inclusive, estamos prestes a ganhar uma edição brasileira. Saiba mais no link.

5. Girls Like Girls - Hayley Kiyoko

"Girls Like Girls", da cantora e compositora norte-americana Hayley Kiyoko, é um dos maiores hits que celebram o amor lésbico. A música está presente no álbum "This Side of Paradise", lançado em 2015.

4. Vogue - Madonna

Madonna lançou uma de suas mais emblemáticas faixas em 1990: "Vogue". A música ajudou a cultura queer negra ballroom se difundir pelo mundo e ser influência até hoje, como vimos no último álbum de Beyoncé, "Renaissance". Saiba mais no link abaixo.

3. "Believe" - Cher

"Você acredita na vida após o amor?", essa é a frase mais famosa da música mais conhecida de um dos maiores ícones da música pop e da comunidade LGBT+: Cher. "Believe" foi lançado no 22º álbum de estúdio da cantora, em 1998, quando a artista já era consagrada em todo o mundo.

2. "I Kissed A Girl" - Katy Perry

Mais um hino enaltecido pela comunidade lésbica, "I Kissed A Girl", de Katy Perry, foi responsável por tornar a norte-americana uma estrela internacional, isso lá em 2008!

1. "Born This Way" - Lady Gaga

Em primeiro lugar está uma das maiores faixas pró-LGBT+ da história. "Born This Way", de Lady Gaga, foi lançada no álbum homônimo em 2011. "Não importa se a vida é gay, hétero, bi, lésbica ou transgênero. Estou no caminho certo, amor, nasci para sobreviver", diz a Mother Monster em trecho da letra.

Quer saber mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Acesse o site no link abaixo.

Veja mais Top Stories