12 dicas de segurança para curtir a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo é o maior e mais importante evento do mundo que celebra a diversidade de gênero e sexualidade. Ao todo são esperadas cerca de 4 milhões de pessoas e, no meio dessa multidão, é preciso estar muito atento à segurança pessoal.

Agência Aids

Atenção

A gigante aglomeração de pessoas e o consumo de álcool favorecem a ação de ladrões que estejam infiltrados no meio da festa. Além disso, é importante ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor. Portanto, aqui vão algumas dicas especiais do iG Queer para curtir a Parada sem passar por problemas.

Dárcio Tutak

1. Antes de sair de casa

Não leve a carteira, principalmente aquelas que estão cheias de documentos e cartões. Escolha apenas um RG ou CNH com foto, um pouco de notas de dinheiro e, principalmente, cartões magnéticos.

Felipe Carvalho

2. Vá de transporte público

A Avenida Paulista estará completamente fechada para carros e ônibus a partir das 8h da manhã deste domingo, então dê preferência para chegar até lá de metrô. Os ônibus que circulam por esta via serão desviados para ruas paralelas.

Rayanne Albuquerque/iG

3. Locais estratégicos

Ao chegar, identifique onde estão os banheiros, postos de atendimento de saúde, agentes de segurança e saídas. Nunca se sabe o que vai acontecer, né?

TK

4. Ponto de encontro

É muito fácil se perder dos amigos no meio da multidão, então -- mesmo se estiver com o celular -- combine um lugar específico para se encontrarem, nem que esse ponto de encontro seja um trio específico.

KAYAK/Divulgação

5. Decore o telefone de uma pessoa

Hoje em dia a gente não tem o número de ninguém na cabeça, mas é importante decorar o telefone de uma pessoa estratégica, pode ser alguém que esteja fora da Avenida Paulista, para ligar caso você seja roubado. Acredite, essa dica é preciosa!

Dárcio Tutak

6. Tudo escondido

Coloque o celular e o documento em uma pochete ou doleira dentro da roupa ou à frente do corpo. Os aproveitadores estão de olho nos bolsos da sua calça ou na bolsa pendurada no ombro. No menor descuido, eles podem levar seus pertences.

Pinterest

7. Desconfie de esbarrões ou pisões

Uma das estratégias dos ladrões é pisar com muita força no seu pé ou te dar um grande esbarrão. Enquanto você se preocupa com isso, eles já estão com as mãos no seu bolso e levam o que tiver ali. Se projeta!

Reprodução

8. Cuidado ao passar o cartão

Quando você vai comprar uma bebida e vai passar o cartão, tem golpista que coloca zero a mais e você fica com um rombo na conta. Então, preste muita atenção na telinha da máquina de cartão. Se o visor estiver quebrado, desista da compra!

Reprodução

9. Afaste-se das brigas

Se começar a rolar uma briga ou agressões físicas perto de você, afaste-se imediatamente e procure um policial para avisá-lo. Lembre-se que todo o cuidado é pouco, então a melhor forma de ajudar alguém é chamar um agente de segurança. A Polícia disponibilizou 2 mil soldados que estarão espalhados pelo percurso.

Agência Aids

10. Beba água

Mesmo que você esteja bebendo algo alcoólico, nunca se esquece de beber água. É fundamental estar hidratado até mesmo para conseguir chegar bem até o final do percurso.

Reprodução%3A Alto Astral

11. Acabou?

Assim que você sair do desfile, seja no meio ou no final, espere a multidão se dispersar. As estações de metrô mais próximas estarão lotadas, então aproveite para curtir a paisagem paulistana antes de voltar para casa.

Reprodução

12. Delegacia

Se você foi alvo de um furto ou roubo, faça um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima. Um agente de segurança poderá te orientar quais são os mais próximos a você.

Agência Aids

Curta a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ com responsabilidade!

Ela foi criada para lutar pelos seus direitos e celebrar o orgulho de ser quem você é. Está aberta para todo mundo, desde a criança ao idoso. Vamos celebrar!

Não vá embora ainda!

Siga o Instagram do iG Queer! Encontre o @ig_queer por lá ou clique no link:

Veja mais Top Stories