A trama envolvendo as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), da novela “Vai na Fé”, da TV Globo, gerou uma grande expectativa no público LGBTQ+, especialmente depois que a sinopse do capítulo que foi ao ar nesta quarta-feira (10) mostrou que as duas dariam o seu primeiro beijo “para valer”. O que não aconteceu!
O corte na cena foi criticado pelo público da novela das 19h, e a cena chegou a ser gravada, porém, acabou ficando de fora do corte final.
A explicação para isso, no entanto, parece simples: a novela tem uma protagonista evangélica, a personagem Sol (Sheron Menezzes), o que vem agradando a uma parcela mais conservadora do público e, para conservar esse público, a decisão final foi a de remover completamente o tão esperado beijo entre as duas personagens – que já haviam dado um selinho anteriormente, porém em circunstâncias diferentes.
Segundo informou o site Notícias da TV, a equipe de produção da novela precisou remover a cena na edição final por uma ordem de decisão superior, pois um beijo entre duas mulheres poderia “assustar o público”, além de causar rejeição para as duas personagens e atrapalhar o desenvolvimento do romance entre as duas.
A atriz Regiane Alves veio ao Twitter agradecer ao público pelo apoio e se mostrou decepcionada com a censura.
“Devagar e sempre”, escreveu ela. “Um passo de cada vez para a construção de um futuro em que todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas.”
Ela também agradeceu ao público pelo apoio: “Entrei aqui para ler os comentários e me deparei com um CLARENA DAY nos Trends Topics!! Muito obrigada por esse carinho e apoio de vocês, de verdade!”
Mais tarde, Priscila Sztejnman também deixou um recado ao público: “Acabando mais um dia de trabalho e vendo o quanto de carinho estamos recebendo pela entrega responsável que estamos fazendo com nossas personagens! MUITÍSSIMO OBRIGADA! É lindo ver que entramos nos assuntos mais falados hoje! Estamos juntos, juntas, juntes nessa jornada linda.”
“Eu e a Regiane Alves estamos muito felizes com o tanto de carinho que estamos recebendo de vocês! Obrigada! Que novela linda estamos fazendo! Que história linda estamos contando! Feliz de fazer parte disso tudo!”, completou.
A decisão por parte da produção de “Vai na Fé” pode ser um reflexo do que aconteceu na produção anterior, a novela “Cara e Coragem”, que exibiu uma cena comovente de um beijo entre dois homens, porém teve um desempenho insatisfatório para a emissora em termos de audiência.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.