Mitos e verdades sobre os lubrificantes íntimos

Sexualidade ainda é um tabu

Assuntos relacionados a sexo sempre são cercados de mitos e verdades. E o uso de lubrificantes íntimos não é exceção. Grande aliado do prazer e da saúde, o produto possui outras funções, além de facilitar a penetração.

shutterstock

Pode ser usado durante o ato sexual, como potencializador, ou como hidratante diário para pessoas que possuem vagina para reduzir os efeitos do ressecamento, provocado por alterações hormonais

Deon Black/Pexels

Para sanar todas as dúvidas que permeiam o assunto, confira alguns mitos e verdades sobre os lubrificantes íntimos

Istockphoto

O lubrificante deve ser usado apenas em atos sexuais

Mito. Como já mencionado, o uso de lubrificantes íntimos vai além de apenas diminuir o atrito das relações sexuais ou ajudar na penetração. Pessoas com vaginas podem usá-lo diariamente, como hidratante vaginal.

Pexels

Vale destacar que o uso de lubrificantes é indispensável no sexo anal, pois o órgão em questão não produz qualquer tipo de lubrificação natural

Pexels

Auxilia na menopausa

Verdade. A lubrificação natural produzida pelo corpo costuma ser dificultada durante a menopausa. O fenômeno ocorre devido às alterações hormonais, algo natural no período. Para amenizar a secura, ginecologistas recomendam o uso de lubrificantes íntimos ou cremes que levam estrogênio em sua composição. A primeira opção não contém nenhum tipo de hormônio e possui ação instantânea.

Pexels

Necessitar de lubrificante é sinônimo de falta de estímulo

Mito. Associar a ausência de lubrificação natural durante relações sexuais com a falta de estímulos por parte do parceiro é um equívoco. A baixa lubrificação pode estar ligada a diversos fatores e usar lubrificantes não pode ser um motivo de vergonha. O produto pode aumentar o prazer dos envolvidos no ato. Sem esquecer que ele também garante segurança e evita lesões.

Pexels

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.