A autora comparou comunidades de apoio à pessoas trans aos Comensais da Morte de Voldemort
Reprodução/Instagram
A autora comparou comunidades de apoio à pessoas trans aos Comensais da Morte de Voldemort

Em um episódio recente do podcast The Witch Trials of J.K. Rowling, lançado nesta terça-feira (14), a autora de Harry Potter disse estar “aberta ao debate”, após diversas polêmicas devido aos seus comentários controversos contra pessoas trans, apesar de ela negar ser transfóbica.

“Quando me interessei pela primeira vez e fiquei profundamente perturbada com o que via como um movimento cultural iliberal em seus métodos e questionável em sua ideias, eu sabia com certeza que, se eu falasse, muitas pessoas me amam meus livros ficariam profundamente chateadas comigo”, disse ela.

Desde 2019, quando deu sua primeira declaração sobre questões de gênero nas redes sociais, J.K. Rowling se tornou uma voz ativa contra direitos de pessoas trans, além de apoiar financeiramente grupos de Feministas Radicais Trans-Excludentes (TERF).

Dessa vez, a autora que diz estar “preocupada com a própria segurança e de seus familiares”, afirmou que muitos dos fãs não entenderam os verdadeiros valores que ela defendia em suas obras.

“Eu sabia disso porque podia ver que eles acreditavam que estavam vivendo os valores que eu havia defendido naqueles livros. Eu poderia dizer que eles acreditavam que estavam lutando pelos oprimidos, pela diferença e pela justiça. E eu pensei que seria mais fácil”, continuou

“O tempo dirá se eu entendi errado. Só posso dizer que pensei nisso profundamente, com afinco e por muito tempo e ouvi, prometo, o outro lado, e acredito, absolutamente, que há algo perigoso sobre esse movimento e que ele deve ser desafiado.”

Comentando sobre suas primeiras declarações consideradas transfóbicas, a autora disse que foi recebida com “absoluta fúria e incompreensão”, relembrando um fã de Harry Potter que disse: “Que pena que você se tornou o mal que ensinou tantos de nós a enfrentar”.

J.K. Rowling comenta que, por outro lado, muitos ficaram gratos por ela ter dito e compara defensores de causas trans aos Comensais da Morte de Lorde Voldemort.

“Alguns de vocês não entenderam os livros”, ela disse. “Os Comensais da Morte afirmaram: ‘Fomos feitos para viver em segredo, e agora é a nossa hora, e qualquer um que ficar em nosso caminho deve ser destruído. Se você discordar de nós, você deve morrer.’ Eles demonizaram e desumanizaram aqueles que não eram como eles.”

“Eu estou lutando contra o que eu vejo como um movimento poderoso, maligno e misógino que eu sinto que ganhou força em áreas influentes da sociedade. Eu não vejo esse movimento particular como benigno ou incapaz. Então, eu estou ao lado das mulheres que estão lutando para serem ouvidas contra a ameaça de perda de meios de viver e ameaças à sua segurança pessoal.”

Um fã de Harry Potter afirmou em entrevista ao podcast que espera que a autora ao menos tente entender o motivo de tantas pessoas trans estarem frustradas e magoadas por suas declarações.

“Que ela possa entender por que as pessoas que estão sendo constantemente rejeitadas e humilhadas por nossas famílias e governos, que estão perdendo nosso acesso aos cuidados de saúde ou sendo ameaçados por ele, que estão lutando pelo direito básico de participar da sociedade, por que podemos nos sentir feridos e traídos por ela, contribuindo para o medo sobre nós.”

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram , aproveite e entre no nosso grupo! Siga também  o perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!