Dicas para tornar o Carnaval mais seguro e LGBTfriendly

O Carnaval (finalmente) chegou

O Carnaval já está entre nós e depois de tanto tempo de pandemia, ninguém quer ficar de fora dessa festança tradicional da cultural brasileira.

Dicas de segurança

Para curtir as festas com segurança o Scruff, aplicativo de relacionamentos LGBT+, reuniu algumas dicas e sugestões para que a diversão aconteça sem que os foliões sejam desrespeitados ou percam seus bens durante os blocos.

Proteja seus bens materiais

Bruno Legítimo, DJ da Festa Megazord, conta algumas medidas que toma na hora de proteger seus bens durante a folia: “Eu utilizo uma doleira para guardar documentos, dinheiro e celulares. Há a tecnologia que consegue aproximar máquinas de pagamento do cartão e autorizar pequenos valores sem que a gente perceba. Então, eu entro no aplicativo banco e desabilito a opção de pagamento por aproximação”.

Reprodução/Mercado Livre

Não é não!

Ainda sobre os cuidados pessoais, o DJ ressalta que é importante não aceitar bebidas de estranhos e se atentar ao copo; utilizar o transporte público; além de respeitar as identidades de gênero e sexualidade das pessoas. E, mais importante: não forçar a barra porque “não é não”.

Cuidado com o celular

Ter cuidado na hora da selfie e de tirar as fotos dos bloquinhos também é importante porque é nesse momento em que muitos furtos de celulares ocorrem. "Na volta pra casa, não fique no meio-fio (entre a calçada e a rua) com o celular em mãos aguardando uma corrida", sugere o aplicativo de relacionamento.

FreePik

O app também alerta para a optar por compras de bebidas e alimentos somente com ambulantes autorizados e uso preferencial de dinheiro, ao invés de cartão.

A diversão não pode se tornar ofensa para determinados grupos

Bruno Legítimo ainda reforça que, para além da segurança pessoal e dos bens, o close não pode estar errado na hora de escolher a fantasia. “Cuidado com as fantasias: cocar de índio, blackface, apropriação cultural e travestis. Elas não são legais. Tome cuidado para não transformar a diversão em ofensa”.

Reprodução/Instagram/Nina Gabriella

Escolha looks leves, beba água e use camisinha

Aproveitar a diversão começa na escolha dos looks, que devem ser leves e combinando com um tênis confortável. Essa é a dica do DJ Felipe Ferreira, do Rio de Janeiro, que lembra a importância do filtro solar e a moderação no álcool. “Beba água, entre uma bebida e outra, para ajudar a diminuir os efeitos da ressaca. E use camisinha”.

Pexels

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.