Para começar, as novels nada mais são do que uma prosa narrativa dividida em parágrafos, complexa e longa, que retrata em detalhes as características dos personagens apresentados nas cenas. O gênero está presente em várias regiões do mundo, mas são as novels asiáticas que mais chamam atenção, principalmente as Boys Love – histórias de amor entre dois homens –, porque muitas delas são adaptadas para séries.
O iG Queer separou algumas novels bem populares de diferentes regiões da ásia cuja história já foi adaptada. Algumas foram canceladas, e outras censuradas no formato audiovisual, mas vale a pena conhecer para averiguar de que modo estas obras são trabalhadas.
The Untamed, ou The Grandmaster of Demoniac Cultivation, ou Mo Dao Zu Shi
Apesar de possuir vários nomes, a história é a mesma. Escrita por Mo Xiang Tong Xiu, a trama chinesa se passa em um mundo de fantasia e acompanha o protagonista Wei Wuxian, responsável por fundar a cultivação demoníaca, e Lan Wangji, membro da seita Lan, uma das quatro grandes seitas de cultivação. Com muitas reviravoltas, drama, ação e plot twist, a obra fala especialmente sobre duas almas gêmeas que estão destinadas a ficarem juntas acima de qualquer coisa.
A novel já foi adaptada para uma série de 50 episódios, filmes spin-off, donghua – uma espécie de “anime”, mas chinês – com três temporadas. Todas estas adaptações foram censuradas, retratando Wuxian e Wangji apenas como amigos muito próximo, diferente da obra original em que eles literalmente tornam-se marido um do outro. A versão física da novel foi publicada no Brasil pela editora NewPOP. Atualmente, apenas o primeiro volume encontra-se disponível.
Oxygen
A obra baseou o roteiro da série BL sul-coreana de mesmo nome. A trama acompanha um rapaz órfão que sempre dependeu de si mesmo para tudo, mas isso não o fez tirar o sorriso do rosto. Certa noite, ele encontra com outro rapaz em uma cafeteria e os dois continuam se vendo noite após noite, até que se tornam tão presentes e necessários na vida um do outro quanto oxigênio.
2Moons
A série tailandesa carrega o mesmo título da novel e é um clássico do gênero Boys Love. Wayo é novato na mesma faculdade em que estuda a sua paixão da época do colégio, Pha, que é muito popular no campus e foi eleito como “Lua” no ano anterior – um título dado aos alunos mais bonitos nas universidades tailandesas. Wayo, que também é um rapaz muito bonito, recebe a oportunidade de tornar-se a Lua do próprio curso, o que leva os dois a se verem com frequência. Apesar de terem atritos no começo da relação, eles desenvolvem sentimentos fortes um pelo outro.
Addicted Heroin
A adaptação da novel chinesa foi cancelada antes de ser concluída, mas a obra original apresenta um desfecho dividido em duas partes. Desde muito cedo, Luo Yin vive com um pai negligente. Aos 16 anos, a mãe dele se casou com um homem cujo filho, Gu Hai, tem um ressentimento grande pelo pai após a morte da própria mãe. Com antecedentes emocionais bem complicados, a convivência entre os dois começa conturbada. Com o passar do tempo, eles desenvolvem sentimentos a mais um pelo outro.
Theory of Love
A obra tailandesa rendeu uma adaptação famosa entre os fãs de Boys Love. A história acompanha Third, aluno de cinema que é apaixonado secretamente pelo melhor amigo, Khai, há três anos. Ele mantém o sentimento escondido, pois não há esperança alguma de ser retribuído – Khai é bastante mulherengo e não costuma se envolver com pessoas do seu círculo de amizades. Contudo, quando Third resolve superar essa paixão que já o machucou tanto, é a vez de Khai descobrir sentimentos até então desconhecidos pelo amigo.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo.
Siga também o perfil geral do Portal iG.