Millie Bobby Brown e Noah Schnapp
NETFLIX/DIVULGAÇÃO
Millie Bobby Brown e Noah Schnapp

Alguns fãs de “Stranger things” estão incomodados com o fato da série não definir claramente a sexualidade de Will, mesmo dando indícios desde a terceira temporada de que o personagem seria gay. Isso fez com que muitas pessoas acusassem a Netflix e os criadores da série de “queerbaiting”.

O que significa?

“Queerbaiting” é uma expressão usada para definir um tipo de “isca” para o público LGBTQIA+. A situação acontece bastante em filmes e séries, e tem sido mais alvo de análises nos últimos anos. É quando uma produção insere vários elementos e dicas relacionando um personagem com um grupo queer, mas sem nunca defini-lo expressamente em cena.

Em “Stranger things” vemos um Will desconfortável na relação com os amigos, todos com namoradas, e sem deixar claro seus sentimentos. A gota d’água para os fãs com relação ao “queerbaiting” aconteceu no primeiro episódio da atual temporada, quando o personagem é visto carregando um projeto de escola sobre Alan Turing, considerado o pai da ciência da computação. Turing, que foi vivido por Benedict Cumberbatch no filme “O jogo da imitação”, foi condenado por sua homossexualidade e tirou a própria vida.

— Eu sinto que eles (os irmãos Duffer) nunca abordam isso ou dizem descaradamente como Will é. Eu acho que essa é a beleza do negócio, que depende apenas da interpretação do público — disse o ator Noah Schnapp, que vive Will, em conversa com a Variety.

A escritora e ilustradora Alice Priestly apontou que o "fato de Stranger Things se passar na década de 80 não é justificativa para queerbaiting". E continuou: "Queerbaiting não é elemento narrativo. É autoexplicativo: é uma isca para quem é queer. É uma forma de atrair um público que necessita de representação há décadas. É uma forma de ganhar dinheiro fácil."

O jornalista Scott Bryan, da BBC, comentou a declaração do ator: “deixar tais identidades inexploradas e abertas a tal interpretação não é o golpe de mestre que eles pensam que é.”

Já a escritora Jill Gutowitz ironizou a fala de Schnapp ao dizer que a mesma era sobre “a beleza de não se falar ‘gay’.”

No Twitter, é possível encontrar inúmeros fãs questionando a abordagem do personagem em cena.

— Estamos em 2022, não precisamos ficar colocando rótulo em tudo — argumentou Millie Bobby Brown, a Eleven, também à Variety.

Apesar do desconforto criado, os irmãos Duffer, responsáveis pela série, garantem que haverá mais clareza na abordagem da sexualidade do Will em breve, e que o arco do personagem está “longe do fim”.

Confira algumas reações dos fãs no Twitter.





    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!