Conheça a espiritualidade e a religião de alguns famosos LGBT

Kristen Stewart, Anitta, RuPaul e mais: veja como cada famoso exercita a própria religiosidade

A religiosidade é um tema complexo para pessoas LGBTQIA+

É muito comum ouvir relatos de pessoas que sofreram preconceito (ou até que tentaram ser curadas) em religiões. Algumas acabam se afastando das matrizes renegadas ou não têm qualquer tipo de crença; outras podem se aproximar de alguma comunidade religiosa, descobrir novas formas de exercer a espiritualidade e se deparar com espaços seguros.

Miguel Trombini

Anitta

A cantora é candomblecista e tem até um cargo dentro da religião: ela é uma Ekedi, que é a figura que é braço direito da mãe ou pai de santo de um terreiro. As Ekedis também auxiliam na administração da Casa e nas funções sagradas. Em 2020, a cantora chegou a ser vítima de intolerância religiosa devido a estereótipos racistas ligados ao candomblé.

Carolina Souza

Bruna Linzmeyer

A atriz cresceu com uma família católica, mas é mais próxima de religiões espíritas e de matrizes africanas, como o espiritismo e o candomblé. Ela já afirmou que é inspirada por mulheres da família que não têm religião mas são benzedeiras, a quem ela chama carinhosamente de "bruxas" e "mestres espirituais".

JORGE BISPO/DIVULGAÇÃO

Linn da Quebrada

A artista vem de uma família que é testemunha de Jeová e chegou a ser desassociada devido à sua expressão e identidade de gênero. Atualmente, Lina é candomblecista.

Foto%3A Instagram - 10/05/2022

Gilberto Nogueira

O Gil do Vigor cresceu na igreja mórmon e chegou a ser missionário. Ele chegou a se afastar da religião depois de assumir a sexualidade, mas retomou o contato com a religião após sua participação no "BBB 21"; que foi reconhecida por algumas igrejas como importante para acolher a comunidade LGBTQIA+ nas igrejas.

Divulgação/TV Globo

Kristen Stewart

A religião de Kristen é incerta, já que a atriz nunca falou sobre o assunto publicamente. No entanto, a atriz é muito relacionada ao agnosticismo; ou seja, a humanidade não tem como provar a existência ou não de uma força superior.

Reprodução

RuPaul

O artista por trás da drag queen chegou a afirmar que não é uma pessoa religiosa. No entanto, ele afirma que se envolve com práticas espirituais como meditação e ioga. Ele também faz orações.

Reprodução

Lena Waithe

Em 2018, a atriz, produtora e roteirista afirmou que ela e sua família são "cristãos preguiçosos". Ela afirmou acreditar em Jesus Cristo e que Deus criou todas as coisas. "Tento apenas ser uma pessoa boa, acho que é a base da minha religião. Ser boa e ser honesta", disse.

Aurora

A cantora norueguesa já indicou que pode ser bissexual ou pansexual, mas não necessariamente se denomina como parte da comunidade LGBT. Aurora é uma figura bastante espiritual e transmite isso em suas músicas. No entanto, ela não segue nenhuma religião específica.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte!

Miguel Trombini