Conheça modelos trans que trazem representatividade ao mercado da moda

Lista mostra mulheres e homens em evidência nas passarelas brasileiras

Gabrielle Gambine
Foto: Reprodução
Gabrielle Gambine

O Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti é celebrado em 29 de janeiro, e muito se fala em representatividade, que é quando estes indivíduos são colocados em posições de evidência perante a sociedade. Nomes travestis e transexuais que trabalham no mercado da moda têm ganhado cada vez mais espaço, de forma que a visibilidade se torna uma aliada para que a população trans e travesti brasileira tenha cada vez mais oportunidades, quebrando ciclos de discriminação e violência.

Na lista abaixo, você vai conhecer nomes que têm sido destaque no mercado brasileiro. Veja:

Gabrielle Gambine

Gabrielle Gambine é sobrinha de Roberta Close, que também é transexual, tem 23 anos e além de trabalhar com moda, também atua. A estreia de Gabi na televisão foi recente, fez sua estreia nas telas na novela Verdades Secretas dois, interpretando uma das modelos da Blanche Models. A modelo contou que a experiência da novela não foi completamente positiva, chegando a sofrer transfobia por parte do elenco.

— Sofri transfobia quase todo santo dia, não por parte da equipe, e, sim, por parte de atores que estavam gravando a novela comigo. E esse mês, janeiro, mês da visibilidade trans, não vi nenhum desses atores falando da importância de dar visibilidade para trans e travestis — disse ao Extra.

Gabrielle começou a carreira aos 18 anos, por incentivo de amigos. Desde então, estrelou campanhas para MAC, Avon e Havaianas, editoriais para Vogue e Glamour.

— Há um longo caminho a percorrer na luta contra o preconceito, por isso precisamos evoluir questões que naturalizem a diversidade humana. É muito representativo ocuparmos todos estes lugares. Quando o grande público vê pessoas trans sendo amadas, respeitadas e construindo histórias fora da marginalidade, fortalecemos este imaginário. Isso nos motiva a continuar em movimento, buscando reafirmar nossa humanidade e dignidade na sociedade. O mês da visibilidade trans e travesti é um mês que fala muito sobre a conscientização a respeito das nossas pautas e demandas — reflete a atriz.

Foto: Reprodução
Sam Porto

Sam Porto

Sam Porto é brasiliense, e o primeiro homem trans a desfilar no São Paulo Fashion Week, em 2019.

Aos 16 anos, Sam coleciona no currículo marcas como Ellus, Cavalera, João Pimenta, Another Place e Handred e outras. Também já posou para o fotógrafo Mario Testino, estrelou a capa digital da Vogue e a capa física da L'Officiel Hommes e figurou em editoriais de publicações como Marie Claire e Made in Brazil. Recentemente, estrelou sua primeira campanha de cuecas, para a Calvin Klein.

Ele chegou a trabalhar como tatuador e estudar Design Gráfico, mas na carreira de modelo, teve repercussão ao ser mencionado pelo The Washington Post, que deu espaço de destaque ao neotop, que integra o elenco da WAY Model, de Anderson Baumgartner, mesma agência que cuida de tops como Sasha Meneghel, Carol Trentini e Alessandra Ambrosio.

Foto: Reprodução
Gabrielle Joie

Gabrielle Joie

Se você assistiu à novela "Bom Sucesso", lembra-se da atriz e modelo Gabrielle Joie. Gabe, como é conhecida, interpretou a personagem Michelly, que ganhou elogios da crítica e do público, atuando ao lado de nomes como Grazi Massafera e Antonio Fagundes.

A brasiliense de Ceilândia tem 22 anos e também atuou na série "Sob Pressão" e na série "Toda Forma de Amor", onde foi protagonista. Já no mundo da moda, Gabe estampou campanhas para grifes como Natura, Vivara e Eudora. Também estreou um clipe do cantor Fiuk.

Foto: Reprodução
Lana Santucci

Lana Santucci

Lana Santucci é paulistana, tem 24 anos e atua no mercado da moda desde 2019. Ela foi eleita para fechar o desfile da À La Garçonne, grife comandada pelo prestigiado estilista Alexandre Herchcovitch, posou para publicações como Vogue Brasil, Vogue Portugal, Elle, Glamour e L'Officiel, além de ter participado do reality-show "Born to Fashion", exibido pelo canal E!.

A modelo possui graduação em Negócios da Moda e estrelou campanhas de grifes como M.A.C, Vivara, Paula Raia e Riachuelo, desfilou na São Paulo Fashion Week e foi clicada por Bob Wolfenson.

Foto: Reprodução
Kayla Oliveira

Kayla Oliveira

Kayla Olivieira é cearense, da cidade de Tamboril. Antes de ser modelo, trabalhava com telemarketing. Hoje, tem 25 anos e debutou no São Paulo Fashion Week em 2021, desfilando com exclusividade para a grife Misci.

A jovem ficou entre as finalistas do concurso The Look of The Year de 2018, quando começou a carreira como modelo.

Foto: Reprodução
Carolina Leone

Carolina Leone

Mais uma brasiliense, Caroline Leone foi descoberta em 2019, se tornando finalista do concurso The Look of The Year. Carol estudou Comunicação Social e atuou como redatora publicitária. Aos 22 anos, estrelou campanhas para O Boticário, Nubank, Farm, Monte Carlo joias, Amaro, Dafiti, Quem disse, Berenice? e Mash - She lingerie, além de ter contratos com agências da Alemanha, Espanha e Reino Unido.

Foto: Reprodução
Cecília Gama

Cecília Gama

Cecíclia Gama ganhou visibilidade ao vencer a primeira temporada de "Born to Fashion", primeiro reality show brasileiro voltado a revelar modelos trans para o mercado da moda. Desde então, estrelou campanhas para marcas de moda e beleza e foi capa digital da Harper’s Bazaar Brasil. Cecília tem apenas 20 anos e estudou psicologia.

Foto: Reprodução
Valentina Sampaio

Valentina Sampaio

Valentina nasceu no Ceará, na cidade de Aquiraz e iniciou a carreira de modelo aos 18 anos, quando ainda cursava moda. Ela se tornou a primeira modelo trans na capa da revista Vogue Paris, em 2017, a primeira mulher trans a estar no casting da Victória Secrets, e primeira mulher trans na tradicional edição de roupas de banho da revista Sports Illustrated, além de ser embaixadora da L’oreal.

A modelo também já realizou trabalhos como atriz. Em 2018, contracenou com Vera Holtz e Claudia Abreu no filme “Berenice Procura” e estrelou a novela “O Sétimo Guardião“, no mesmo ano, interpretando a personagem Isabella Deluxe.

Foto: Reprodução
Bernardo Rabello

Bernardo Rabello

Bernardo tem 26 anos e é natural de Rezende, no interior do Rio de Janeiro. Ele conquistou o título de Mister Trans RJ em 2020 e de Mister Brasil Trans em 2021. Bernardo começou o processo de transição em 2017, deixando para trás Yasmin, como foi registrado, descrita por ele como "uma menina muito retraída, tímida e com baixa auto estima". Hoje, o modelo se descreve de um jeito bem diferente, "um rapaz seguro, extrovertido e muito realizado".