Janaína Dutra é a homenageada do Doodle do Google nesta terça-feira
Reprodução
Janaína Dutra é a homenageada do Doodle do Google nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 30, Janaína Dutra, que faleceu de câncer de pulmão em 2004, faria 61 anos. Por isso, o Doodle do Google realizou uma homenagem à ativista. Ela foi uma liderança de peso na luta a favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de se tornar a primeira travesti a conquistar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

A advogada nasceu em Canindé, Ceará, no ano de 1960. Vítima de ataques homofóbicos desde muito cedo, aos 17 anos mudou-se para Fortaleza e começou a destinar seus esforços para a causa LGBTQIA+. Dutra se formou em Direito em 1986 pela Universidade de Fortaleza, logo em seguida aprovada no Exame da Ordem. 

De acordo com o Google, a advogada foi uma das primeiras a levantar a bandeira contra a homofobia. Durante a década de 1980 se esforçou para concretizar a primeira campanha de prevenção do HIV em solo nacional, focada na população transgênero. 

O Centro de Referência LGBT Janaína Dutra foi fundado em Fortaleza em 2011. O principal objetivo do órgão municipal é salvaguardar os LGBTQIA+ que estão inseridos em situações de violência, e investigar violações de direitos que tenham como fundamento a orientação sexual e/ou identidade de gênero. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!