Recurso transforma a voz dos usuários na dos personagens da Disney
Solen Feyissa / Unsplash
Recurso transforma a voz dos usuários na dos personagens da Disney

Na última semana, alguns usuários do TikTok denunciaram que TikTok text-to-speech da Disney estaria censurando palavras como “gay”, “lésbica” e “queer”. O recurso transforma a voz dos utilizadores do aplicativo na dos famosos personagens: o citado anteriormente seria para imitar a voz do guaxinim Rocket, de “Guardiões da Galáxia”. 

O problema parece ter sido revertido, visto que agora é possível fazer com que a voz leia essas palavras, mas não está claro por que isso estava acontecendo. A mudança, no entanto, é muito recente. O TikTok não comentou por que isso aconteceu, mas os vídeos postados para destacar o problema ainda têm as palavras em branco.*

A voz de Rocket foi apresentada ao recurso de texto para fala do TikTok como parte de uma promoção do Disney Plus Day. Outras vozes, como C-3PO de “Star Wars” e Stitch de “Lilo e Stitch”, também devem fazer parte da promoção, mas ao contrário da voz de Rocket, elas precisam ser desbloqueadas usando frases secretas.

Antes da mudança, a voz de Rocket pularia as palavras mencionadas acima, embora reconhecesse as palavras transgênero e bissexual. Ao tentar utilizar as palavras censuradas, o usuário iria se deparar com uma mensagem de erro dizendo que a conversão de texto em voz não era compatível com o idioma.

*Informações do The Verge

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!