Os personagens LGBTQIAP+ que fizeram parte de “Malhação”

A novela chegou ao fim após 26 anos no ar e introduziu diversos personagens LGBTQIAP+ para o público; além de apresentar narrativas e experiências da comunidade para o público. Confira os personagens LGBTs marcantes da novela.

Sócrates

Tudo começou nos anos 2000 com Sócrates, interpretado por Erik Marmo. Ele foi o primeiro personagem abertamente gay a ser colocado na novela e apontou as experiências relacionadas ao ambiente escolar. Outra curiosidade é que esse foi o primeiro papel de Marmo na televisão.

Reprodução

Marcela

A homossexualidade só voltou a ser abordada na novela em 2006, quando o público conheceu a professora de dança Marcela, interpretada por Paula Kill. Prima da protagonista da novela, Manuela (Luiza Valdetaro), Marcela é rejeitada pelas alunas do colégio após sua orientação sexual ser descoberta.

Reprodução

Alê

Em “Malhação ID”, exibida em 2009, a novela apresentou o personagem gay Alê, que foi responsável por apresentar a assexualidade ao público; ou seja, o personagem não sentia qualquer tipo de atração sexual por qualquer gênero. Alê foi interpretado pelo ator William Barbier.

Reprodução

Priscila

Em 2014, “Malhação” introduziu a lutadora de muay thai Priscila, que era abertamente bissexual. Pri, como ficou conhecida, foi interpretada pela atriz Gabi Lopes. "Desde o início, isso foi mostrado de forma muito natural, não como um problema. Foi uma honra ter tido a oportunidade de interpretá-la", contou a atriz à Quem.

Reprodução

Ortega

O ator Zé Júnior deu vida ao professor de dança Ortega em "Malhação: Pro Dia Nascer Feliz" (2016), que dava aulas na Academia Forma e era gay. Seu personagem especifica que a orientação sexual de alguém não se trata de uma opção para um dos personagens machistas e homofóbicos da edição, Rômulo (Juliano Laham).

Reprodução

BB

Ortega não foi o único personagem LGBT de “Pro Dia Nascer Feliz”. A temporada também apresentou BB, interpretado por Paulo Hebrom, irmão gay de Nanda (Amanda de Godoi). O arco do personagem também tinha relação com o de Rômulo, que chegou a se incomodar com a forma do garoto ser.

Reprodução

Samantha e Lica

“Malhação: Viva a Diferença” (2018) foi marcante por ter exibido o primeiro beijo lésbico da novela, protagonizado entre Samantha (Giovanna Grigio) e Lica (Manoela Aliperti). As duas se conheceram em um aplicativo de relacionamento, em uma balada, e embarcaram em um dos romances mais populares das últimas temporadas.

Reprodução

Michael e Santiago

Na temporada seguinte, foi a vez da exibição do primeiro beijo gay em toda história da novela. Em “Malhação: Vidas Brasileiras” (2019), os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) vivem um romance. São explorados os receios do relacionamento homoafetivo na adolescência.

Reprodução

Guga e Serginho

A dose é repetida em “Malhação: Toda Forma de Amar” (2020) com o casal formado por Guga (Pedro Alves) e Serginho (João Pedro Oliveira). Além da orientação sexual, a temporada usa o relacionamento de ambos para falar de assuntos que envolvem classe social, raça e relações familiares.

Reprodução