Reconstrução artística do sepulcro
Reprodução da Agência Finlandesa do Patrimônio/Veronika Paschenko
Reconstrução artística do sepulcro


Revistando um famoso túmulo na Finlândia e através de investigações mais detalhadas, pesquisadores levantaram uma nova questão sobre o ser ali enterrado. A análise de DNA dos restos mortais indicou que  se trata de uma pessoa intersexo que provavelmente exerceu um papel de liderança em sua comunidade de acordo com um estudo feito pela European Journal of Archaeology.

Alguns veículos internacionais chegaram a identificar o indivíduo como não-binário, mas essa colocação está equivocada. A não-binariedade está ligada à identidade de gênero, ou seja, como cada um se reconhece enquanto pessoa, mas no caso do corpo encontrado no túmulo, resultados preliminares sugeriram que o indivíduo não possuía os cromossomos X e Y esperados para o indivíduo do sexo masculino (XY) ou do sexo feminino (XX), o que se adequa à definição de pessoas intersexo : indivíduos que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se adequam sexo feminino ou masculino, podendo não desenvolver completamente nenhuma delas ou desenvovler uma combinação das duas. 


O túmulo com cerca de 2 mil anos indica como pessoas intersexo poderiam ter sido respeitadas na comunidade medieval. Ele foi encontrado pela primeira vez em 1968, durante um projeto de escavação para um cano d’água, e nele foram encontradas joias e pedaços de roupas de lã que seriam de um traje feminino típico da época, de acordo com os pesquisadores.

Na sepultura, também foram encontradas duas espadas: uma sem cabo colocada do lado esquerdo, e outra provavelmente colocada ali posteriormente. Esses acessórios muitas vezes estavam relacionados à masculinidade. Durante décadas, o túmulo de Suontaka foi considerado um sepultamento duplo, com um homem e uma mulher, e havia evidências de que líderes mulheres, até mesmo guerreiras, existiam no início da Finlândia medieval.

A:espada com punho de bronze; B: espada sem punho; C: dois broches ovais; D: porta-corrente em espiral dupla; E: faca; F: broche; G: foice
Reprodução/Agência Finlandesa do Patrimônio
A:espada com punho de bronze; B: espada sem punho; C: dois broches ovais; D: porta-corrente em espiral dupla; E: faca; F: broche; G: foice


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!