13 casais LGBTQIA+ em séries e filmes

No mês do Orgulho LGBTQIA+, o iG Queer seleciona alguns dos melhores casais do cinema e da televisão que ilustram a diversidade do amor.

Jules e Rue - Euphoria

Rue se descobre bissexual ao se apaixonar por sua nova amiga, Jules, uma mulher trans. As duas passam a experimentar a intensidade do amor na adolescência. Elas também apresentam discussões que vão desde consumo de drogas até saúde mental.

Mitchell e Cameron - Modern Family

Um dos casais homoafetivos mais cômicos do mundo das sitcoms, Mitch e Cam representam questões como homofobia, casamento entre pessoas do mesmo gênero, adoção e famílias homoafetivas. Tudo isso sempre arrancando gargalhadas.

Adèle e Mia - Azul É a Cor Mais Quente

O filme francês retrata o encontro entre Adèle, uma garota que se sente deslocada em todos os contextos, e Mia, uma artista intensa e destemida. Ao engatarem um relacionamento, Adèle passa a entender seu lugar no mundo.

Leonardo e Gabriel - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Derivado do curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, o filme narra a amizade entre Leonardo, um menino cego, e Gabriel, e como o laço dos dois vai se desenvolvendo até virar um amor. O filme foca nas autodescobertas dos desejos durante a adolescência.

Divulgação/Vitrine Filmes

Marianne e Héloïse - Retrato de uma Jovem em Chamas

Marianne é uma pintora do século 18 e precisa criar um retrato de Héloïse, que está prestes a se casar. Mas as duas se apaixonam e vivem um romance que sabem que é efêmero, mas que definirá suas vidas para sempre.

Elio e Oliver - Me Chame Pelo Seu Nome

No norte da Itália de 1983, a casa de Elio recebe Oliver, um professor norte-americano charmoso e misterioso. A adaptação do livro de mesmo nome acompanha o sentimento de inquietação e excitação de Elio pelo convidado — bem como as consequências disso.

Yorkie e Kelly - Black Mirror

No episódio ‘San Junipero’, Yorkie e Kelly vivem uma relação amorosa que começa a transcender as noções de tempo e espaço. As duas vão até o limite entre vida e morte para conseguir viver felizes da forma mais Black Mirror possível.

Ennis e Jack - O Segredo de Brokeback Mountain

O filme conta a história de dois homens héteros que passam a ter um relacionamento. O amor pelos dois é nutrido por anos, mas vivido em segredo para protegerem a si mesmos da homofobia.

Nomi e Amanita - Sense 8

Nomi, uma mulher transexual e lésbica, é uma hacker ativista casada com Amanita e que faz parte do clã. A série mostra um relacionamento de cumplicidade e companheirismo entre as duas, que sempre apoiam as decisões uma das outras.

Elizabeth Bishop e Lota de Macedo Soares - Flores Raras

Inspirado em uma história real, Bishop, uma das poetisas mais importantes da Inglaterra, vem ao Rio de Janeiro e se hospeda na casa da arquiteta Lota, que se estranham logo de cara. Mas o tempo abre uma brecha para que o amor surja para ambas.

Divulgação/Globo Filmes

Mário e Leon - Mário

Mário é um jogador de futebol que se interessa por seu colega de time e companheiro de quarto, Leon. Os dois desafiam o machismo dos gramados e arquibancadas para viverem um relacionamento.

Divulação/Epicentre Filmes

Konrad e Donato - Praia do Futuro

Donato, um salva-vidas que trabalha na Praia do Futuro, em Fortaleza, se apaixona pelo alemão Konrad, amigo da família. O personagem, vivido por Wagner Moura, se entrega e vê no amor uma oportunidade de ir além das certezas.

Divulgação/Califórnia Filmes

Ronit e Esti - Desobediência

Ronit, uma mulher lésbica, volta ao bairro judeu ultraortodoxo em que cresceu para enterrar seu pai. Ela reencontra Esti, um amor do passado, e desafia as normas religiosas do local.

Divulgação/FilmNation Entertainment