Casal lésbico ou sáfico? Polêmica fica em destaque no Twitter

Discussão que ocorreu nesta segunda-feira (30) está relacionada a forma como as pessoas devem se referir aos casais de mulheres em que, pelo menos, uma delas não se considera lésbica

A palavra 'Sáfica' faz referência à poetisa grega Safo da ilha de Lesbos (pintura). É conhecida pelas poesias escritas para serem cantadas. Seus poemas são para figuras femininas
Foto: Reprodução/Afresco romano do ano 50 d.C./Museu Arqueológico de Napoles
A palavra 'Sáfica' faz referência à poetisa grega Safo da ilha de Lesbos (pintura). É conhecida pelas poesias escritas para serem cantadas. Seus poemas são para figuras femininas

Nesta segunda-feira (30), o assunto “Lésbico” ficou entre os mais comentados no Twitter. Isso se deu por conta da discussão sobre qual seria o termo correto para nomear um casal de mulheres em que, pelo menos, uma delas não se considera lésbica : casal lésbico ou casal sáfico.



Tudo começou com um tweet de uma internauta que apontava qualquer relação amorosa e/ou sexual entre mulheres, independente das orientações sexuais de cada uma delas, como “casal lésbico”. A publicação teve mais de trinta e nove mil curtidas e 5 mil compartilhamentos.

Logo, as respostas críticas e contrárias à afirmação foram surgindo, não somente em comentários, mas também em thread, espécie de fio condutor de raciocínio em várias publicações no Twitter.

A internauta identificada como @mangluki escreveu: “’lésbica’ é uma sexualidade, não uma nomenclatura para um casal. ‘Casal lésbico’ seria o mesmo que ‘casal que não sente atração ao masculino’. Chamar alguém bi/pan assim só pela pessoa que ela tá é errado e apaga ambas sexualidades”.



Outra internauta explicou a diferença entre sáfica e lésbica, apontando que lésbica deve ser ententido como uma mulher que se sente atraída exclusivamente por outras mulheres. Já a sáfica seriam as mulheres que sentem atração por outras mulheres, mas não de maneira exclusiva.

A polêmica permaneceu em destaque porque ao mesmo tempo em que alguns internautas explicavam a diferença entre sáfica e lésbica, outros apoiavam a publicação inicial.

Uma conta identificada como “@ansiosax” chegou a dizer que a discussão é apenas teórica, porque na vida real as pessoas não falariam “sáfico”, mas “sapatão”.


Você viu?