Prefeitura monta esquema especial para Parada LGBTI+Rio

A ação prevê interdições a partir de sábado (22), ajustes semafóricos e apoio de equipes de trânsito para garantir fluidez e segurança na região

Parada LGBTQIAP+ do Rio
Foto: Reprodução/ Aline Macedo
Parada LGBTQIAP+ do Rio

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) anunciou uma operação especial para organizar o trânsito durante a 30ª Parada do Orgulho LGBTI+Rio , marcada para domingo (23), na orla de Copacabana . A ação prevê interdições a partir de sábado (22), ajustes semafóricos e apoio de equipes de trânsito para garantir fluidez e segurança na região.

A operação inclui bloqueios em vias estratégicas, monitoramento constante e orientação a motoristas e pedestres . A Avenida Atlântica terá mudanças importantes, incluindo Área de Lazer ativa, alteração de circulação e restrições de estacionamento .

As interdições começam às 21h de sábado na pista da Avenida Atlântica junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Constante Ramos, para posicionamento dos trios elétricos. No domingo, a Área de Lazer da via será ativada às 7h, como ocorre em feriados e finais de semana.

A partir das 15h, a pista junto às edificações da Avenida Atlântica poderá ser fechada do trecho entre Joaquim Nabuco e Princesa Isabel . A liberação completa das pistas está prevista até 23h, após dispersão do público e limpeza.

A pedido das forças de segurança, a Rua Figueiredo de Magalhães ficará interditada das 5h de domingo às 2h de segunda. Motoristas devem acessar Botafogo e Humaitá pela Avenida Henrique Dodsworth e pela Avenida Epitácio Pessoa .

A inversão de mão da pista das edificações da Atlântica funcionará no horário tradicional, das 7h às 18h. Painéis eletrônicos informarão motoristas sobre bloqueios e alternativas de circulação ao longo do dia.

A operação contará com agentes da CET-Rio, guardas municipais e operadores de tráfego, que atuarão em bloqueios, orientação e ajustes semafóricos para minimizar impactos nas rotas alternativas.

As proibições de estacionamento começam às 6h de sábado em ruas como Nossa Senhora de Copacabana, Rodolfo Dantas, Bolívar, Anita Garibaldi, Capelão Álvares da Silva e Figueiredo de Magalhães . A Avenida Atlântica também terá restrições entre Princesa Isabel e Joaquim Nabuco .

A CET-Rio recomenda que o público utilize transporte público para chegar e sair do evento. Motoristas devem evitar a região e buscar rotas alternativas devido ao impacto previsto no trânsito.