5 conselhos para lidar com o complexo de inferioridade no namoro

Questões pessoais mal resolvidas podem atrapalhar o relacionamento

Para um relacionamento funcionar, às vezes apenas o amor não é suficiente. Existem questões pessoais e de personalidade que, quando mal resolvidas, atrapalham a vida do casal.

RODNAE Productions/Pexels

Segundo Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, o casal precisa cuidar da autoestima

“Quando se trata de relacionamento de casal, tudo precisa ser cuidado duas vezes; primeiro cada um com seu íntimo para depois se preocupar com aquilo que é dos dois, pois você não pode oferecer amor ao seu parceiro se não ama a si mesmo", afirma o especialista. "Isso vale tanto para autoestima, como também para outros aspectos como a energia de cada um".

Monstera/Pexels

Entre as mulheres, a chance de se sentirem inferiores aos parceiros ou às parceiras é maior

Um estudo realizado pelo Instituto Ideia, instituição focada em estudar emoções e questões cognitivas, revelou que apenas 3% dos homens brasileiros se acham feios e que 47% se consideram bonitos. Esse dado revela aumento da autoestima entre a população masculina; enquanto entre as mulheres, com resultados divulgados pelo Instituto Kantar, empresa que faz o Ibope, 20% delas se sentem com baixa autoestima.

Pexels

Conhecendo o impacto que a sensação de inferioridade tem em um relacionamento, Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar traz dicas para lidar com o complexo de inferioridade em um relacionamento. Confira!

FreePik

Não se compare

"Quando você se compara com outra pessoa sem de fato conhecer o outro, e não leva em consideração o contexto em que cada um está inserido, intuitivamente acaba exaltando apenas as partes que considera boas na outra pessoa e compara com seus defeitos, criando a falsa impressão de ser inferior. Nesse caso, lembre-se que toda visão de fora não é embasada totalmente na realidade, mas em apenas uma parte dela", afirma o especialista.

Pexels

Confie no amor do seu parceiro

Maicon afirma: "Você deve deixar de lado o que é dito pelas pessoas que não conhecem a sua vida por completo, entretanto, quando se trata do seu parceiro, é válido dar um pouco mais de atenção. Quando ele fizer um elogio, acredite no que é dito e não pense que você não merece ter suas qualidade apreciadas".

Pexels

Busque se conhecer

"O autoconhecimento é um grande aliado para enxergar as suas qualidades, quanto mais souber sobre si mesmo maior será a confiança para sentir que merece a pessoa que está ao seu lado na sua vida", diz o especialista.

Pexels

Não se preocupe em excesso

"A preocupação excessiva ocupa muito do seu espaço mental e deixa o seu corpo em estado de alerta, apenas esperando a próxima oportunidade de autossabotagem", afirma Maicon, que acrescenta que "se autossabotar faz com que você acredite que não merece o lugar onde está. Neste caso, busque relaxar e se conectar com a realidade, avaliando se o motivo da preocupação é realmente algo incorrigível".

Pexels

Não valide a opinião dos outros sobre você

"A sensação de inferioridade faz com que você fique mais suscetível a acreditar que opiniões alheias são verdade, mas isso só acontece se você aceita tudo que é dito sem reflexão. A partir de agora, após ouvir algo sobre você, ou se julgar, releve e pense se aquilo é realmente verdade ou não passa de uma percepção errônea", finaliza o especialista.

iStock

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.