Onde e como encontrar um parceiro para um relacionamento sério

Pessoas LGBT+ têm mais dificuldade de se relacionar

Entrar em um novo relacionamento pode ser desafiador, existem renúncias e entregas que muitas pessoas não estão preparadas para fazer. Para o público LGBT+, esse cenário pode ser ainda mais complicado, pois muitos enfrentam preconceitos da família e/ou da própria sociedade para seguirem suas orientações.

Pexels

48% dos LGBTs sentem dificuldade para encontrar um parceiro sério

Uma pesquisa do aplicativo de relacionamento Match Group Latam relatou que entre os homossexuais, 48% dos entrevistados afirmaram sentir dificuldade para conseguir alguém que esteja disposto a engatar um relacionamento sério.

Pexels

LGBTfobia é um ponto que impede relacionamentos

A pesquisa revela ainda que não é tão fácil para gays, lésbicas e bissexuais terem um relacionamento a longo prazo e assumi-lo porque esses indivíduos enfrentam preconceitos nas ruas, e a mínima demonstração de afeto pode acarretar atos de violência.

Pexels

LGBTs vivem relacionamentos tardiamente

“Muitos LGBT+ cresceram em famílias tradicionais sendo impedidos de assumirem seus vínculos. Quando se relacionam, não encontram tão fácil reciprocidade e/ou vínculos duradouros. Existem novas formas para achar uma pessoa especial e a tecnologia proporciona o espaço para a comunidade. O pertencimento de fazer parte de um grupo é algo inerente e importante para todos nós”, afirma o especialista em relacionamentos, Maicon Paiva, do Espaço Recomeçar.

FreePik

Pensando nesse contexto, o especialista em relacionamento, Maicon Paiva, do Espaço Recomeçar, listou quatro formas e locais para encontrar um parceiro para uma relação séria. Confira!

Pexels

Apps de atividades em conjunto

"O MeetUp é um aplicativo que permite atividades em conjunto. Você pode aprender a tocar um instrumento de percussão, fazer yoga em um parque, ou até mesmo viajar com um grupo para fazer uma trilha e/ou escalada. Isso possibilita que você conheça um potencial parceiro que tenha os mesmos hobbies que você", aponta o especialista, que acrescenta que a experiência ainda é uma ótima oportunidade de fazer amigos e conhecer pessoas do mundo inteiro.

Pixabay

Estude algo que você ame

Uma das formas para encontrar um grande amor é estudando, segundo Maicon Paixa. "Busque um curso que você tem vontade de fazer: cursos livres, idiomas e/ou universitário. Durante e após as aulas são oportunidades para criar vínculos e quem sabe conhecer um parceiro a longo prazo", afirma.

iStock

Amigos em comum

Essa dica é uma das mais interessantes porque com ela é possível ter a chance de saber mais sobre um potencial namorade a partir do relato de amigos e/ou conhecidos. É importante deixar claro para as pessoas de confiança que a busca é por uma relação mais séria, e que se está aberto para conhecer alguém novo. "Lembre-se sempre de cuidar da sua energia para atrair boas pessoas", afirma o especialista.

Pexels

No trabalho

Este pode ser um tópico sensível para alguns. Por lei não existem restrições entre companheiros de trabalho se relacionarem, mas por se tratar de um ambiente profissional é importante ser discreto. "Um ponto de atenção é captar se a pessoa com quem você convive possui o mesmo interesse em você. O trabalho pode sim ser um ambiente favorável para estreitar vínculos amorosos e também de amizade", finaliza.

cecilie johnsen / unsplash

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.