4 dicas de segurança quando usar aplicativos de relacionamento

Brasil é o segundo maior mercado no mundo de namoros on-line

O Brasil é o segundo maior mercado quando o assunto é on-line dating segundo dados da empresa Match Group, que detém o maior portfólio global de serviços de namoro virtual, como os apps Tinder, Match.com, Meetic, OkCupid, Hinge, PlentyOfFish, OurTime, entre outros.

Pexels

9 em cada 10 sequestros de SP são 'golpes do Tinder'

Contudo, outra dado, não tão positivo assim, é que o 'golpe do Tinder' corresponde a 90% das ocorrências de sequestros na cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, apenas em 2022, houveram 94 ocorrências desse tipo, 251 suspeitos foram presos e nove adolescentes infratores apreendidos.

Alex Mesmer

Especialista traz dicas

Para ajudar as pessoas da comunidade LGBT+ que utilizam esses aplicativos, o especialista em relacionamentos on-line, Caio Bittencourt, traz quatro dicas para os usuários dos apps se sentirem mais seguros ao marcar encontros com pessoas desconhecidas.

Pexels

Faça o máximo para conhecer a pessoa antes do encontro

“É muito importante estar atento e fazer o máximo para conhecer a pessoa antes de seguir para um date, chamadas de vídeo ajudam bastante nesses casos e, ao sair, procure sempre lugares públicos e avise a pessoas próximas com quem e onde você está”, inicia o especialista.

Unsplash

1. Faça chamadas de áudio e vídeo

Para garantir que a pessoa realmente existe e é quem diz ser, é importante pedir por chamadas de vídeo, para confirmar a identificação. "Faça tudo para que você possa se sentir seguro e, se caso você não sinta confiança, ou sinta que a pessoa do outro lado esteja faltando com a verdade, não pague para ver. Não vá ao encontro dela", afirma o especialista

2. Marque um encontro em um lugar público e monitorado

"Marque sempre seus encontros em um local que seja público, que você conheça bem e que, se possível, seja monitorado com câmeras", orienta Caio. "Quanto mais você conhecer do local que você está indo, melhor. Shoppings, restaurantes, locais bem movimentados etc. Evite ir para aquela fazenda mais longe, para a casa da pessoa ou casa de amigos dessa pessoa em um primeiro encontro".

Pexels

3. Avise seus amigos sobre seu encontro

Na terceira dica, o especialista é enfático: "Avise pessoas próximas, amigos ou familiares". Ele acrescenta dizendo que é importante passar a amigos todas as informações que tiver sobre quem está encontrando, e os detalhes do local. "É melhor que alguém saiba e possa ser o seu refúgio caso você precise, do que acabar ficando na mão".

Pexels

4. Siga a sua intuição

"Feeling" às vezes pode parecer que não, mas é muito importante. "Se você não se sentir confiante ou confortável com o encontro, desista. Não vale ir ao encontro de uma pessoa desconhecida que não te passa confiança", finaliza Caio.

PxHere

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.