A mascote verde era a personagem lésbica e a roxa representava as pessoas obesas.
Divulgação
A mascote verde era a personagem lésbica e a roxa representava as pessoas obesas.

A fabricante de chocolates Mars Inc., dona da marca mundiamente conhecida M&M's, informou que realizará uma "pausa indefinida" na divulgação de seus mascotes.

Os personagens foram pensados para ações de marketing da empresa e tinham como objetivo abordar o tema da diversidade. Contudo, a ideia foi duramente criticada por conservadores nos Estados Unidos , o que fez a marca recuar sobre a campanha inclusiva.

No início de 2023, a M&M's lançou uma embalagem de edição limitada com a campanha “Apoiando Mulheres”. Os produtos tinham as três personagens femininas: Marrom, Verde - que representaria as pessoas lésbicas -, e a novata Roxa - que representaria as pessoas obesas. Foi essa campanha em específico que virou alvo de personalidades conservadoras dos EUA.

Entre os críticos está o influenciador Nick Adams, que chegou a acusar a empresa de "sexismo". Ele também afirmou que “a masculinidade está sob ataque como em nenhum outro momento na história mundial”.


A resposta da marca 

Pelas redes sociais, a empresa se pronunciou sobre a repercussão que a campanha tomou e se mostrou surpresa porque não tinha certeza "se alguém notaria".

"Definitivamente não achamos que isso 'quebraria a internet'. Mas agora entendemos: até mesmo 'sapatos de um doce' podem ser polarizados. Era a última coisa que a M&M's queria, já que nosso objetivo é unir as pessoas", diz o início do comunicado.

A marca continua a nota e anuncia que ganhou uma porta-voz, em substituição aos mascotes. A escolhida foi a atriz e comediante Maya Rudolph.

"Portanto, decidimos fazer uma pausa indefinida nos mascotes. Em seu lugar, temos o orgulho de apresentar uma porta-voz com a qual os Estados Unidos concordam: a amada Maya Rudolph. Estamos confiantes de que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo onde todos se sintam pertencentes", finaliza. Em outro post apresentando a atriz, a marca a chama de "chefe da diversão".



Muitos internautas criticaram a atitude da marca e viram um retrocesso na retirada dos mascotes diversos. Um seguidor escreveu no post de apresentação da porta-voz: "Os doces eram divertidos. Isso não é". Outro questinou a marca: "Por que vocês 'consertaram' algo que não estava quebrado?". Outra crítica pediu para que a empresa não matasse o "espírito M&M".


Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui  para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!