4 maneiras de falar sobre diversidade e gênero no trabalho para além do Mês do Orgulho

Faz parte das responsabilidades de líderes de organizações construir um ambiente inclusivo para todes. Segundo pesquisa realizada pelo site de empregos Indeed, 56% das mais de 800 pessoas entrevistadas considerariam mudar de emprego devido a discriminação ou assédio presentes no ambiente de trabalho. A partir da pesquisa, o Indeed compilou alguns passos que podem ajudar a levantar conversas significativas sobre gênero e diversidade no mundo corporativo. Confira a seguir.

Identificar o método apropriado de conversa

Há várias maneiras de abordar conversas sobre interseccionalidades e o método mais apropriado pode depender de várias situações como um episódio específico no trabalho, por exemplo. O propósito de uma primeira conversa deve ser explorar, ouvir e aprender. É importante enfatizar a necessidade de criar um espaço seguro onde ninguém da equipe seja obrigado ou coagido a participar. Outra questão fundamental é estabelecer acordos para encorajar o diálogo, o respeito mútuo e a escuta profunda do que os outros compartilham.

Pexels

Incentivar o compartilhamento de experiências

Histórias sobre experiências pessoais muitas vezes podem ajudar a encontrar um nível mais profundo de compreensão. Ouvir um exemplo da vida real sobre uma vez em que alguém foi discriminado por causa de sua identidade de gênero, ou orientações sexual, pode ajudar a imaginar uma realidade diferente da padrão, o que gera mais empatia com o outro.

Pexels

Não constranger

Se alguém se sente julgado ou envergonhado, em uma roda de conversa sobre compartilhamento de histórias, por exemplo, a pessoa pode construir uma barreira ao diálogo. Incentivar a honestidade dos participantes melhora a compreensão mútua, mas é preciso lembrar que para isso é necessário criar um ambiente seguro, incentivando acordos orais de não julgamento ou oferecendo palavras de acolhimento após um relato sensível.

Pexels

Criar grupos de afinidade entre os colaboradores

Os grupos de afinidade são importantes porque oferecem aos funcionários um espaço seguro para se conectar com outras pessoas que podem entender sua experiência. Também podem ser uma maneira eficaz de promover um maior senso de comunidade dentro das organizações e podem ajudar a impulsionar a mudança. Sendo assim, iniciativas lideradas por grupos podem tornar os ambientes de trabalho mais confortáveis para os colaboradores.

Pexels

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.

Miguel Trombini