Moda Queer: Subversive Basics permite criar peças autênticas

Com cortes, rasgos e customizações diversas, a tendência do momento cria novas peças com um visual futurístico e sensual

Com cortes, rasgos e customizações diversas, a tendência do momento cria novas peças com um visual futurístico e sensual
Foto: Reprodução/Instagram
Com cortes, rasgos e customizações diversas, a tendência do momento cria novas peças com um visual futurístico e sensual

A tendência do momento é o  Subversive Basics , que em tradução literal, fica o “Básico Subversivo”. O estilo é uma estética que dá uma nova cara às peças de roupas já existentes, algo semelhante com o DIY ("Do It Yourself", algo como "faça você mesmo"), só que agora, com mais cortes e intervenções.

Ele tem como objetivo principal criar uma imagem futurísticaou até mesmo pós-apocalítica, mas de uma maneira fashion e sensual. A trend nasceu nos últimos anos, unindo o avant-garde (vanguarda) com o minimalismo.

O termo foi apresentado dentro do Tiktok no perfil @thealgorythm, de Agustina Panzoni, antiga analista de tendências e consultora de moda da WGSN (Worth Global Style Network), uma empresa de previsão de tendências mundiais.

No vídeo publicado em abril de 2021, ela explica que esse novo estilo fala sobre um básico que se rebela a ponto de perder completamente sua utilidade, fazendo com que a peça inicial mude completamente.

A partir disso, houve uma febre de customizações que começaram a ser compartilhadas na rede social chinesa. Os DIY de croppeds, luvas e meias-calças são os mais comuns, mas não buscam se limitar. Como resultado, pode se ter várias peças finais com sobreposições, comprimentos curtos, transparência e recortes, geométricos ou não.

Por ser uma tendência da geração Z, ela não é vista como algo ‘feminino’ ou ‘masculino’ dentro da moda (agênero) , já que todos podem customizar suas peças e a deixarem da maneira que quiserem. A rebeldia e a sensualidade são fatores principais para a construção dessa estética. Além de ser um reflexo da crise econômica, pandêmica e ambiental no mundo, como todas as outras tendências que surgem na moda. 

Os jovens começaram a questionar alguns tradicionalismos culturais e, com isso, o Subversive Basics surge com força. Mas, claro, há outras áreas sociais que também mudaram com esses questionamentos, como a atuação política dos jovens, mais debates acerca do consumo de drogas, sexualidade e gênero, que não tinham muita efervescência no cotidiano e, nesse sentido, querem expandir essas mudanças que desejam vestindo algo autêntico. 

Mas como aplicar essa trend no dia a dia? Bem, é simples, ache alguma peça de roupa, busque dar outra perspectiva para ela, faça cortes, rasgos e vista! Mas faça de uma maneira que não lhe deixe confortável. Ou se preferir, já compre roupas prontas dentro dessa estética.

Confira alguns tutoriais presentes no TikTok:

Por ora, não para dá saber se o Subversive Basics vai sobreviver por muito tempo como tendência, mas por enquanto, ele está dominando dentro o mundo da moda e a geração mais jovem. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.