"BBB 22": uso de adjetivo masculino por Linn da Quebrada "confunde"

A artista afirmou que estava "se doando por inteiro" no discurso de permanência para se defender do paredão

Linn da Quebrada usou gramática corretao ao dizer que está 'se doando por inteiro' no 'BBB 22'
Foto: Globo/Reprodução
Linn da Quebrada usou gramática corretao ao dizer que está 'se doando por inteiro' no 'BBB 22'

A artista Linn da Quebrada está no paredão ao lado de Eliezer e Gustavo . A nova berlinda foi formada na noite da última sexta-feira (9). Durante o discurso de permanência, em que brothers e sisters têm 30 segundos para se defender, Linn chamou atenção por ter usado um adjetivo masculino referindo-se a si mesma.

"Desde que eu entrei por aquela porta, eu estou vivendo uma das mais intensas e malucas da minha vida. Estou me doando por inteiro, estou jogando, me jogando aqui, acertando, errando, estou aprendendo jogando. Não sabia como ia ser essa experiência aqui dentro e agora que mesmo nessa reta final, eu quero poder continuar tentando modificar o jogo, tentando mudar o rumo que o jogo vem tomando e pra isso eu preciso do público, eu preciso que o público que está vendo a minha trajetória aqui dentro confie em mim, acredite em mim", afirmou Linn no momento.

Ao usar a expressão "me entregando por inteiro", a artista deixou algumas pessoas fora da casa confusas. Afinal, teria a artista se referido a si mesma no pronome masculino?

Na verdade, a forma como Linn se expressou não tem a ver com a forma como ela se identifica, mas sim a norma ortográfica e gramatical da língua portuguesa. Isso porque, quando falou que se doava "por inteiro", o adjetivo foi usado como advérbio. Linn não estava falando sobre ela própria (que seria o sujeito da frase), mas sim o ato de se doar por inteiro (ou seja, o verbo).

Mesmo assim, o discurso abriu margem para que outras pessoas nas redes sociais voltassem a se referir a ela no pronome masculino. As questões dos pronomes de Linn, que é uma travesti, foram repetidas durante o reality em diversos momentos, com brothers e sisters "errando" o uso de pronomes ao se referir a ela.

O perfil oficial de Linn no Twitter defendeu a artista e compartilhou a explicação gramatical que uma internauta fez.