Da Pepsi à Natura: comerciais LGBTQIAP+ que causaram polêmica

Algumas marcas produziram campanhas publicitárias que incluíam temáticas LGBT; a repercussão incluiu muita polêmica e até autocensura

Pepsi, 2008

A campanha britânica da marca mostra um rapaz com dois amigos dizendo que é preciso coragem para conhecer alguém. O vídeo dá a entender aos expectadores que a moça do bar é desejada, mas depois de beber o refrigerante, o protagonista do comercial segue em outra direção. O comercial foi duramente criticado pela instituição norte-americana American Family Association por “promover estilo de vida gay”

Divulgação

Bianco Footwear, 2008

O comercial de tênis europeus fez uma campanha que mostra um casal composto por duas mulheres. A proposta era mostrar como “dobrar sua coleção”, e a reação da comunidade LGBT foi cheia de elogios, tanto que a empresa chegou a fazer uma versão com um casal composto por dois homens

Divulgação/Bianco Footwear

Heinz, 2008

Para a campanha do molho Deli Sauce, a marca fez uma propaganda que exibe o conceito de família de um modo diferente do esperado: antes das crianças saírem, elas falam com o pai, que é chef, e está preparando lanches com o molho Deli Sauce. Por fim, um outro homem aparece e dá um beijo no chef. O vídeo foi exibido nas TVs britânicas por uma semana, mas a Heinz o tirou de circulação dizendo que a intenção do comercial era mostrar “o gosto do molho era tão bom como se você tivesse profissional na sua cozinha”. Devido à autocensura, a comunidade LGBT europeia fez um boicote à marca

Reprodução/Heinz

Nebacetin, 2008

Usando o tema “as famílias mudam, o jeito de cuidar não”, a marca exibiu diferentes exemplos de família. Em dois deles, são mostrados um casal composto por duas mulheres e um composto por dois homens. Outra discussão abordada é a adoção de crianças por casais LGBT

Reprodução/Nebacetin

Natura

Em 2013, a empresa mostrou vários casais enfatizando que “toda relação é um presente”. Neste caso, a Natura declarou sobre a campanha: “Amplia o olhar para as relações que vão muito além dos laços sanguíneos e das convenções, ou seja, para as relações baseadas principalmente no afeto e no amor”. Já em 2020, durante a campanha de Dia dos Pais, a Natura contratou Thammy Miranda, um homem trans, para participar, o que gerou revolta por parte do público conservador.

Reprodução/Instagram

Doritos, 2009

Suspendida pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), a campanha mostra quatro homens em um carro ouvindo YMCA, do Village People. O carona começou a dançar e os outros lhe encararam em desaprovação. O locutor diz: “Quer dividir alguma coisa com alguém? Divide um Doritos”. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais entrou com um pedido para retirar o comercial do ar, alegando que essa campanha disseminava “preconceito com roupagem bem-humorada”

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Doritos, 2011

Dois rapazes aparecem em uma sauna, com olhares cheios de segundas intenções. A proposta da campanha era veicular ele na edição 2011 do Super Bowl, mas a marca não conseguiu

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PSOL, 2014

O partido político PSOL gerou bastante polêmica ao incluir na propaganda partidária um beijo entre dois homens

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