"Princesa herdeira tem direito a casamento gay", diz premiê holandês

O primeiro-ministro da holanda declarou que membros da realeza têm o direito de se casar com uma pessoa de qualquer gênero sem abrir mão de seu direito ao trono

A princesa herdeira da Holanda, Catharina-Amalia, de 17 anos
Foto: Divulgação/Royal House of the Netherlands
A princesa herdeira da Holanda, Catharina-Amalia, de 17 anos


O primeiro-ministro, Mark Rutte, declarou hoje que a princesa herdeira Catarina-Amália, tem direito a se casar com qualquer pessoa que escolher e manter seu direito ao trono. “O governo acredita que a herdeira também pode se casar com uma pessoa do mesmo sexo”, escreveu Rutte em carta ao Parlamento.

Na holanda o casamento homoafetivo é legalizado desde 2001. A discussão sobre sua aplicação aos membros da família real surgiu recentemente no debate público, depois de livros recentemente publicados argumentarem que as regras do país excluem a possibilidade de um casal real do mesmo sexo. “O gabinete portanto não acredita que um herdeiro ao trono do rei deva abdicar se ele/ela quisesse se casar com um parceiro do mesmo sexo”, disse o premiê, segundo informações da CNN.





A princesa herdeira Catharina-Amalia, de 17 anos, é muito discreta sobre sua vida pessoal e não fez nenhum comentário sobre o assunto.