Mulher trans cria web novela e faz sucesso na internet

Produção gera uma pequena renda mensal para o elenco e foi a única alternativa que a mulher encontrou para trabalhar

Foto: Reprodução
Faela Maya consegue gerar renda com a sua produção para a web

Faela Maya, 28, é uma mulher trans de Jaguaribe, no interior do Ceará. Por causa das dificuldades de inserção no mercado de trabalho formal , ela passou a investir na produção amadora de uma web novela, a “ Pobreza Brasil ”, para o Youtube.

A renda obtida com a série é divida entre ela e as demais pessoas do elenco. Antes da novela, Maya vivia com apenas R$30 por mês.

Maya tentou conseguir um emprego na capital do estado, Fortaleza (CE), mas recebeu diversos negativas. Com uma renda mensal de apenas R$30, ela precisou voltar para a cidade natal, onde voltou a produzir a web novela chamada Pobreza Brasil, já produzida antes, em 2018, em vídeos curtos para o Story do Instagram.

Em formato pouco mais longo que antes, com vídeos mais extensos que os do Story, rapidamente a web novela tornou-se um sucesso na internet, acumulando mais de 18 milhões de visualizações no YouTube.

Com baixa qualidade técnica e roteiro cômico, Maya lança novos episódios com frequência. Além da web novela, ela também produz uma série de curtas-metragens, intitulados Humor Made in Interior , também com o mesmo elenco da novela.

Em entrevista para a TV Scala, Maya falou sobre a trajetória de vida dela e sobre a situação do mercado de trabalha para pessoas trans .

“Eu não tinha nenhuma perspectiva de arrumar um emprego neste ano [2020], porque sempre foi negada uma oportunidade para mim. Até mesmo para faxineira me negaram um emprego. Simplesmente alegaram que eu não tinha qualificações para auxiliar de serviços gerais”, disse.

“Mas eu sempre usei o não para buscar o sim. Hoje, vendo o meu trabalho sendo reconhecido e as meninas sendo reconhecidas, é muito gratificante para mim”, afirma.

De acordo com Maya, a renda gerada pela web novela vem em sua maior parte do Facebook e não do YouTube, onde publica os vídeos em um canal próprio. A renda é dividida entre ela e todos os atores da produção.

Assista a um dos episódios da web novela: